TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Seminário: Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Seminário  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

- Quais as diferenças entre as duas ideias de filósofo e filosofia presentes no texto? Defina a importância da filosofia para o educador à luz dessas diferenças.

- Defina o conceito de crise e explique as relações entre crise e filosofia.

- Defina utopias de evasão e utopias de reconstrução e identifique as diferenças entre elas?

- Para que filosofia da educação?

Durante muito tempo os filósofos eram vistos como pessoas que viviam com a cabeça nas nuvens, alguém desligado do tempo do mundo, realizando inusitadas viagens, exilado do universo das idéias.

Mas na realidade o filósofo se ocupa de sua experiência. A filosofia é uma reflexão que nasce do ater-se à realidade assumindo seus problemas, questões e dificuldades.

A filosofia nos permite enxergar a realidade educacional vigente, inserindo em seu contexto o mundo em que vivemos para reproblematizá-la em seus valores e maneiras de pensar e de fazer e não para justificá-los.

A critica é um espaço de tensão, de confusão e de ruptura dentro de uma mesma substância Ela é vivida como um momento de esperança do novo em vir a ser e de dúvida em relação ao constituído ou ao velho.

Quando a cultura não é mais capaz de se justificar torna-se necessário a filosofia, ou seja, ela só se faz necessária numa cultura em crise para restituí-los ou restaurá-los.

Utopia de evasão é a fuga da realidade onde se constrói um mundo de sonho situado em um outro lugar. Já a utopia de reconstrução, o próprio nome já diz, é o desejo de reconstruir a realidade, com críticas políticas e sociais do modelo existente.

A diferença entre elas é que a utopia de evasão abstrai o presente sem tentar muda-lo, e por deixar tudo como esta é conservadora. Já a utopia de reconstrução assume a insatisfação diante do mundo atual, mas não o ignora e sim busca a sua transformação.

Sendo a educação o processo pelo qual os jovens adquirem ou formam "as atitudes e disposições fundamentais, é evidente que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua elaboração e revisão. A educação, como processo de perpetuação da cultura, nada mais era do que meio de se transmitir a visão do mundo e do homem, que a respectiva sociedade honrasse e cultivasse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com