TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Trabalho Universitário: Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  5.861 Visualizações

Página 1 de 4

1 - No que consiste a Filosofia e a Educação socrática?

R - O pensamento filosófico educacional de Sócrates defendia a ideia de que cada indivíduo carrega a verdade em seu interior e que o papel do filósofo/educador é ajudar esse indivíduo a, por meio de diálogos e questionamentos, elucidar, trazer essa verdade a tona. E esse processo deve ser contínuo e abrangente, de modo que possa purificar-se do dos preconceitos e das convenções enraizadas.

2 - Como Platão responde à pergunta: o que é justiça?

R - Ele procura trabalhar o conceito de justiça envolvendo todo o comportamento do ser humano, portanto podemos dizer que o a definição de justiça em Platão assume um caráter antropológico. Ele analisa como seria o comportamento do homem justo e do homem injusto para se chegar a descrever suas virtudes, e a tipologia das almas, a fim de determinar uma postura ética que direciona o homem para a conquista da sua felicidade dentro de suas aptidões constituindo por fim um estado justo e perfeito.

3 - Quais relações podem ser estabelecidas entre a resposta de Platão sobre o que é a justiça com a sua concepção de Paideia justa?

R - Na obra A República, Platão expõe as dificuldades de realização da verdadeira Paideia. As discussões são introduzidas com o debate acerca do tema justiça, do qual se ocupará. Chegar ao reconhecimento do que seja o Bom, o Bem, o Belo e o Justo requer uma reeducação do olhar. Platão tem consciência de que a reforma moral e política requer uma redefinição da Justiça, a qual deve ser inerente à alma, cuja essência não se pode pôr em dúvida, do contrário ela seria apenas um reflexo das variáveis externas e dos interesses políticos particulares.

4 - O que Platão entende pela sua concepção de Paideia justa?

R - A Paideia implica em formar o homem, tendo em vista o governo da razão sobre as esferas inferiores da alma humana e em pressupor a constituição da cidade justa para a qual os cidadãos deveriam ser formados, conforme a sua própria natureza e voltada às leis racionais dessa república ideal. Estes seriam os princípios éticos e políticos da pedagogia platônica, visando dirigir as potencialidades racionais com as quais nascem os homens (e as mulheres), por intermédio das leis e da ideia de Bem constitutivas da cidade ou do Estado ideal.

5 - Narre a alegoria da caverna de Platão e estabeleça algumas relações com a sua concepção de educação filosófica.

R – A alegoria da caverna faz com que os leitores de Platão associem a sua teoria do conhecimento, que compreende uma ascese em direção à contemplação das ideias verdadeiras, próprias dos sábios, com o processo de libertação do prisioneiro, com a saída de seu estado de ignorância e do mundo da opinião para o estado de sabedoria e o mundo inteligível. A ascese e o domínio que compreende o processo educacional é dramático. Ela revela o confronto entre os diferentes desejos na luta para a realização da verdadeira educação, assim como implica a superação das demandas próprias dos sentidos, do corpo, as quais constituem forte obstáculo ao processo de ascensão ao mudo superior da luz e do conhecimento das ideias verdadeiras. É esse esforço e todo sofrimento compreendido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com