TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Ensaio: Filosofia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  Ensaio  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário:

1) Leia o primeiro e o último parágrafo do texto: de Nóvoa (Formação centrada na prática) e o último parágrafo, página 7 e 8 do texto de Rios (Formação de professores nos Institutos Federais) e responda:

a) A partir da opinião desses dois autores (Nóvoa e Pereira); dê a sua opinião de como deve ser a formação do professor?

b) Qual a importância de se refletir sobre a prática?

2) A partir do texto sobre racismo, reflita:

a) Qual deve ser a atuação da escola pública em relação às diferenças sociais em geral e às discriminações raciais em especial?

b) A prática e a teoria devem andar juntas. A prática vai sendo adquirindo aos poucos, isso só se consegue se houver contato direto desde o estágio até a sua formação, o que lhe dará uma visão diferente de como ministrar uma aula.

Respostas:

1- a) Na opinião dos dois autores com relação a formação dos profissionais educador consiste num ensino tradicional. Ou seja o professor ensina e o aluno aprende. Não possibilitando uma inovação de ideias e muito menos de mudança de metodologia de ensino.

b) A importância da formação dos professores é desenvolver um trabalho especial, de forma a garantir uma excelente educação básica. Visando entender as necessidades do mundo no momento que se está. Ensinando métodos e técnicas aos futuros professores a se desenvolverem e estimular os seus futuros alunos a terem uma formação promissora.

2 – a) A escola deve combater este tipo de diferença racial e qualquer outro tipo de discriminação. Pois na escola é onde a criança vai ter os primeiros contatos sociais. Já o papel da escola com relação a discriminação racial é preciso ter esclarecimento com relação ao ato de ofender uma pessoa, por ela ser negra, albina, ou qualquer outra etnia da pessoa. Mostrar aos alunos quais são as consequências que se vigora sobre uma injúria racial. Pois a falta de informação da pessoa que agredi verbalmente, são de grandes proporções. Existem leis que defendem a vítima do qual está sofrendo a agressão verbal. O fato de apenas pedir desculpas não redime a proporção da ofensa aplicada. Com a globalização um fato que aparentemente parece pequeno ganha grandes proporções, o mundo inteiro tem acesso a esse tipo de ocorrência. Como ocorreu de fato com o Jogador do Grêmio Aranha. As pessoas envolvidas acharam que não teria uma punição para este tipo de comportamento e olha no que acontece. O comportamento leviano sem princípios, desencadeia este tipo de comportamento considerado hoje inadmissível. Para é preciso que a pessoas se informe mais sobre a gravidade de se ofender alguém simplesmente por a pessoa ser negra.

b) Na minha visão a prática e a teoria devem sim andar juntas. Porém para se despertar interesse nos alunos é necessário desenvolver atividades atrativas. Utilizando os próprios recursos fornecido pela sociedade, desde uma aula expositiva à uma aula ao ar livre. Buscar novas formas de ministrar aulas, permite ao aluno ter interesses em se desenvolver. A função do professor não é fazer com que eles sejam só uma reprodução do mundo capitalista, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com