TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Monografias: Filosofia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  5.039 Palavras (21 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

UNIDADE 1

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Redija um texto esclarecendo o conceito e a relevância (importância) da filosofia para a educação. (mínimo de 15 linhas)

A filosofia é uma construção da razão humana. A filosofia é uma atividade, uma forma de pensar acerca de certas questões. Sua maior característica é o uso de argumentos lógicos.

A filosofia da educação é uma ideologia. O ideólogo não faz o que ele diz, pois ele aliena o que diz. O educador tem necessidade de ser educado. Para o educador, a maneira de se educar é precisamente a interrogação sobre as finalidades. A educação dos educadores começa um ato de ser um homem, decidir sobre a escolha de seus fins.

A educação é lugar de interpelação e interrogação filosófica, a educação é um lugar onde o homem se interroga, ao problema do sentido da existência. A educação é este lugar que o chama e o coloca em questão. Isso se qualifica como área filosófica.

Pode-se concluir que a filosofia na educação vem para complementar o homem para que o mesmo possa se libertar de problemas que possa vir a atrapalhar seu rendimento no meio social e educacional.

Percebe também que a filosofia na educação se aliena, se corrompe e se limita a reflexão filosófica sobre a educação para que todo educador, possa filosofar, pois na medida em que a filosofia, ele acaba se interrogando e ao mesmo tempo se educa. Assim, ele começa por um ato de ser um homem, de decidir sobre a escolha de seus fins.

2. O que é a atitude filosófica? Que estratégias o professor pode utilizar para que o aluno desenvolva tal atitude?

Segundo Chauí, a atitude filosófica engloba a negação de pré-conceitos, pré-juízos, ideias e fatos corriqueiros, questionando as crenças estabelecidas, histórica e socialmente. Isso permite ao sujeito interrogar as causas, consequências e modos de articulação de ideias e valores. No entanto, uma atitude filosófica só pode ser empreendida por aqueles que assumem uma atitude diferenciada perante a vida, negando-se a aceitar aquilo que é transmitido e imposto como algo natural e imutável. Ao desenvolver uma atitude filosófica, o sujeito transforma a recusa em aceitar as crenças, pré-juízos e pré-conceitos cotidianos em movimentos e análise.

O professor devera utilizar um repertorio de questionamentos de esforço humano possibilitando ao aluno acesso intelectual, histórico e cultural, qualificando-o ao movimento da reflexão sobre a realidade.

3. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.

A linguagem é um sistema que surgiu em meio à necessidade de comunicação entre os indivíduos da mesma espécie, mas que exigiu do homem muito mais que a criação de sons particulares. A sistematização da linguagem oral e escrita é um fenômeno social, que possibilita a difusão da cultura, a propagação de valores, normas, saberes e praticas, representando um salto na transformação do homem e na formação da sociedade.

O homem é quem cria seus próprios instrumentos de trabalho, tal evolução do trabalho humano, vinculada à vida social e ao desenvolvimento da linguagem, que pode ser explicada através do desenvolvimento do pensamento.

Segundo Aranha e Martins, a inteligência distingue-se do instinto por oferecer respostas racionais aos desafios e problemas enfrentados dia a dia. Há diferenças significativas entre um animal que usa um pedaço de madeira para alcançar uma fruta, e um ser humano que planeja uma melhor forma de colher o mesmo alimento. O animal usa os instrumentos que encontra disponível na natureza, o homem cria seus próprios instrumentos, isso requer intenção e racionalidade. Dai vem à afirmação de que o pensamento humano surge na medida em que o homem, vivendo em comunidade, desenvolve a linguagem e consequentemente o trabalho, ação planejada que requer a criação e o aperfeiçoamento de instrumentos para alcançar uma finalidade. A transformação da natureza pelo homem faz parte do processo de evolução da inteligência concreta para a inteligência abstrata, envolvendo raciocínio, planejamento e organização.

A cultura esta relacionada à concepção de um mundo que resulta do pensar e do agir humano, da capacidade humana de transformar a natureza e a sociedade.

4. Defina ideologia e apresente um exemplo de influência ideológica na educação.

A ideologia é um conjunto logico, sistemático e coerente de representações de normas ou regras que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar o que devem sentir o que devem fazer e como devem fazer. Ela é um corpo explicativo e pratico de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, politicas, culturais, sem atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera de produção.

A função da ideologia é a de apagar as diferenças como de classes e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos.

Um exemplo de influência ideológica é de formar pessoas responsáveis, menos violentas, conscientes de seu papel politico.

5. Selecione uma temática relacionada à educação (Exemplos: inclusão; tecnologia educacional; formação docente; metodologia pedagógica; indisciplina e violência escolar; participação da família no processo educativo; etc.) e desenvolva os três passos do exercício filosófico de Luckesi. Lembre-se que o terceiro passo requer um posicionamento pautado em estudos e pesquisas sobre o tema. Não se esqueça de apresentar a referência de suas fontes de pesquisa.

Participação da família no processo educativo

O primeiro passo é buscar os valores que a orientam, buscar a origem de tais princípios, conscientizando os interesses e as necessidades que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com