TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Eudcação

Monografias: Filosofia Da Eudcação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  195 Visualizações

De acordo com a frase, comente: Se a legitimação da Pedagogia se dá através de uma metafísica que encontra um fundamento último para que a educação se processe de uma maneira e não de outra, dizemos que a filosofia da educação fundamenta a Pedagogia e, consequentemente, a educação. Nesta atividade é para desenvolver a partir dos estudos realizados em aula. (mínimo de linhas 8)

A educação é identificada como o estado onde ocorre a relação ensino-aprendizagem, podendo ser formal ou informal. Já a pedagogia é a área onde, em ultima instancia, os saberes são as normas, regras, métodos em relação à educação. Precisamos de uma normativa para nortear como vamos adquirir e manter o conhecimento. Sendo assim, não existe educação, sem que exista ali, intrínseca, uma pedagogia.

O ser humano precisa ser racional, e para isso necessita de regras que o guiem na busca pelo saber, deixando de lado o senso comum. Neste sentido a filosofia da educação busca criar distinções, produzir novos conhecimentos, nos leva a refletir sobre todos os aspectos que estão ao nosso redor, assim a filosofia da educação nos faz ter uma reflexão critica sobre todos os aspectos pedagógicos, apontando para um saber que é produzido pela razão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com