TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Religião

Trabalho Universitário: Filosofia Da Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia da religião

Seu alvo é indagar filosoficamente, utilizando métodos e com objetivos filosóficos. Hegel foi o primeiro estudioso a utilizar este termo. Desde o século XVII, devido aodistanciamento do cristianismo das evoluções do mundo tecnico-cietifico, os apologistas tentam justificar a religião. Bertrand Russel dá à filosofia o lugar entre a teologia e a ciência. A primeirainvestiga aquilo que ultrapassa o conhecimento humano. -o transedentetal; Já a segunda , se ocupa das coisas verificáveis , materiais – o que gera um conflito épico destes dois conceitos . daí a prontidãointermediaria da filosofia, buscando resolver as questões como mediadora. Alguns tendem a demonstrar que a religião é o reflexo de um sistema e deficiente como: ignorância, impotência e etc.; por issofeuerbach a vê como alienação; Marx, como droga do povo; Nietzsche, como debilidade gregária; Freud, sobrevivência nociva e patológica da imagem paterna da idéia de Deus.

Três são as provascartesianas da existência de Deus: - a idéia de Deus supõe ao mesmo Deus; - o imperfeito pressupõe o perfeito, Deus; - a idéia do ser perfeitíssimo inclui apriori sua existência (argumento a priori). Avaliadasem seu conjunto, estas provas da existência de Deus não apresentam nada da sistematização orgânica das cinco vias desenvolvidas por Tomás de Aquino. Mas, as duas primeiras provas cartesianas seaproximam das de Tomás de Aquino, enquanto utilizam o princípio de causalidade, para explicar fatos. A terceira, chamada depois prova ontológica, ou a priori, é rejeitada por Tomás de Aquino, e procede deSanto Anselmo.

As provas da existência de Deus obedecem em Descartes à índole do seu método de redução as idéia clara e distinta. Encontram-se sob influência platônica e agostiniana, no sentido deque admitem o princípio de causalidade sob base meramente racionalística. Mais tarde, Imanuel Kant reduziu a nada os argumentos cartesianos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com