TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia De Educação

Trabalho Universitário: Filosofia De Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  9.358 Palavras (38 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 38

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Redija um texto esclarecendo o conceito e a relevância (importância) da filosofia para a educação. (mínimo de 15 linhas)

A educação é o processo através do qual indivíduos adquirem domínio e compreensão de certos conteúdos considerados valiosos. Para que haja educação é necessário que o indivíduo, além de dominar certos conteúdos, que no caso são normas sociais e valores culturais, venha a compreendê-los e entender o porquê de acatá-los e utilizá-los. Isto entretanto, somente após investigação criteriosa que abranja não só as normas e os valores em questão, mas também possíveis alternativas. A educação é a ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais. A Filosofia é um conjunto de concepções práticas ou teóricas, acerca do ser, dos seres, do homem e de seu papel no Universo. Conjunto de toda a ciência, conhecimento ou saber racional. Reflexão crítica sobre os fundamentos do conhecimento (valores cognitivos), da lógica, da ética e da estética (valores normativos). A Filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas, excluindo os sentimentos e emoções. A razão inteligência ou faculdade intelectual, considerada como regra de nossas ações: a inteligência humana considerada na sua faculdade de se elevar até a concepção do infinito e do absoluto. A luz que ilumina o espírito humano e o distingue dos irracionais. Faculdade com que o homem conhece e julga. A filosofia interage com a educação a medida que os seus conceitos do saber são inseridos no dia a dia do educando. Como utiliza a razão, que é a faculdade intelectual, como regra de nossas ações, a filosofia só tem a acrescentar na educação. O procedimento educacional permite à criança chegar ao estatuto de homem formado, adaptando-o às diversas formas de compreensão e manifestação cultural.

2. O que é a atitude filosófica? Que estratégias o professor pode utilizar para que o aluno desenvolva tal atitude?

A atitude filosófica é crítica porque o ser humano tomado por tal atitude dúvida das verdades estabelecidas pela sociedade, como por exemplo, as regras estabelecidas que são postas em dúvida e, dessa maneira, o homem e a mulher tomados pela crítica fundamentam as suas crenças e não ficam alienados frente às verdades que o meio lhe impõe. Ele ou ela procuram o seu autoconhecimento ao colocar as coisas em dúvida. Outro ponto que faz da atitude filosófica uma atividade crítica é o fato do ser humano parar a sua cotidianidade e duvidar da realidade. O ser humano fica necessariamente perplexo diante da vida e com isso, ao se encantar com o cotidiano, o ser perplexado procura as soluções dos problemas que lhe atinge. Se o homem ou a mulher viverem imersos a assistir televisão, preso a uma tela vinte e quatro horas por dia, conseqüentemente, não conhecerá a sua realidade, e com isso, vai ter uma atitude alienada, passiva diante da vida. Entretanto, a atitude filosófica faz o individuo ter uma posição afirmativa sobre os problemas que tocam a vida.

Primeiramente, a atitude é querer aprender. É preciso que a escola e o professor desenvolva, no aluno, o aprendizado dos verbos querer e aprender, de modo a motivar para conjugá-los assim: eu quero aprender. Tal comportamento exigirá do aluno, de logo, uma série de atitudes como interesse, motivação, atenção, compreensão, participação e expectativa de aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser pessoa.

3. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.

Cultura pode ser considerada como o conjunto de traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma comunidade ou grupo social. Além das artes e das letras, esse conjunto abrange o modo de vida, a maneira de conviver dos membros dessa sociedade, os sistemas de valores, as crenças e tradições.

A riqueza de uma sociedade e o aumento de suas possibilidades vêm do conhecimento do “diferente”, ou seja, da diversidade cultural. Em outras palavras, é a diversidade cultural que permite a uma sociedade buscar abordagens diferentes para seus problemas. Trazendo maiores possibilidades de aprendizagem, ela se torna parte da riqueza dessa sociedade, na medida em que valoriza a compreensão e o respeito mútuos. A diversidade cultural, portanto, enfatiza a importância do entendimento e respeito mútuos, essenciais em uma sociedade multicultural. No entanto, o primeiro passo para viver uma diversidade cultural é conhecer e valorizar a própria cultura. Segundo a psicologia social, a formação da identidade de um grupo é influenciada pela competência lingüística e pelo uso de uma mesma língua. Os falantes da mesma língua freqüentemente se sentem mais parecidos com o outro, do que aqueles que partilham o mesmo background cultural ou origem geográfica. Por outro lado, a diversidade lingüística fornece pistas sobre a categoria do falante no mapa social, por esse motivo a língua e o dialeto podem ser apontados como as dimensões mais salientes da identidade do grupo. Entretanto, a língua, como marcador da identidade do grupo não pode ser diferente de outros símbolos de identificação étnica, tais como vestimentas, ornamentação, dança, música etc.

O trabalho e a vida em sociedade são duas características da vida humana que vão permitir um salto de qualidade no desenvolvimento humano. O homem liberta-se de suas limitações biológicas para "inventar"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com