TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Do Trabalho

Seminário: Filosofia Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

1 . De que forma percebe a alienação como elemento presente na sociedade e cada vez mais crescente ma sociedade capitalista?

No trabalho alienado, ao inves de se reconhecer como objeto, o homem se desconhece, ao inves de se realizar ele se perde. Alem disso, a alienação não ocorre apenas em relação ao produto, mas em todo o processo de trabalho. O trabalhador entra no processo de forma desigual, uma vez que os meios de trabalho não lhe pertence; o processo de trabalho é fragmentado e parcializado, não lhe permitindo se apropriar da totalidade do processo nem desenvolver suas habilidades de forma multilateral. Durante o processo, ele cria um valor excedente (a mais-valia) sai do processo tendo produzido um produto que não lhe pertencee com o qual ele não se identifica.

Mas a alienação não se realiza na relação entre o homem e o trabalho. Na medida em que é pelo trabalho que o homem põe em movimento todas as suas capacidades essenciais, pelo processo de alienação são igualmente negadas.

Quando a atividade humana é alienada, seu carater social e consciente é negado; a liberdade e a universalidade objetivam-se de forma limitada e inexpressiva, evidenciando as formas descritas por Marx nas quais os homens não se apropriam de suas capacidades e de seus projetos. Como um ser livre em um mundo hostil e poderoso, diante do qual a realização do trabalhador é sua própria perdo¿ O ponto culminante de sua servidão é que dele depende do trabalho é existir – inicialmente como trabalhador – e depois para sobreviver fisicamente: a vida genérica do homem é negada quando o trabalho se transforma em instrumentos de pura sobrevivência.

Na sociedade alienada, diz Marx, o individuo busca no dinheiro as formas de satisfação de suas necessidades egoísta; torna-se cada vez mais pobres como homem e isso faz do trabalhador um ser pobre em necessidades e formas de satisfação, uma vez que seus sees sentidos e capacidades se desumanizam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com