TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Ideologia

Trabalho Escolar: Filosofia E Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 03: Filosofia Contemporânea

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 03: Filosofia Contemporânea

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Filosofia apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (RICARDO FRANCISCO FRANCO).

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx? A ideologia como o próprio Marx demonstra mediante as suas palavras, entre os fatores reais e pertinentes dentro da sociedade em que vivemos, está baseado em vários tipos de ideologias, que são produzidas entre elas a política, jurídica, econômica e filosófica, a relação entre a classe social seria uma denominação correta dentro desse pensamento. Para Marx, quando falamos ou pensamos de uma maneira própria, da nossa vontade e sabemos que estamos livres para decidir o que fazer, o que pensar ou até mesmo agir, essa é a forca maior que somos atraído pela sociedade.

De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois."  Explique essa distinção. O filosofo Paulo Guiraldelli fala sobre as três características da ideologia, que uma delas seria exatamente a filosofia, explica da seguinte forma: A Ideologia é algo que não vem por trás, seria o que vem pela frente de tudo, ela é mais visível da situação, como o pardal que levanta cedo e vai procurar sua comida, e come fezes, estercos e quando alguém pergunta ao mesmo o que comeu, ele simplesmente responde: “comi grãos fresquinhos" isso seria o idealismo. Já a filosofia como doutrina, não vem pela frente, ela trabalha no jogo de dar e receber a razão da situação, ele afirma que a filosofia é a apreensão do seu tempo em pensamento, ou seja, para compreende-la. A filosofia vem depois da historia, e também gosta de ver as coisas quando estão paradas, quietas, porque ai elas se revelam como elas são, sem mascaras como uma coruja que faz seu voo pela noite e gira seu pescoço em 180 graus, analisa tudo para assim saber onde e como irá pegar sua presa para alimentar-se. “a coruja, filosofia, é uma ave de rapina, o pardal todinho, é uma ave de esterco”.

Elabore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com