TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Seus Contexto

Monografias: Filosofia E Seus Contexto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a Filosofia da Educação? Por:ARANHA, Maria Lúcia de Arruda

A introdução sistemática da Filosofia na formação geral do ensino secundário, releva de uma concepção desta disciplina de que decorrem três funções essenciais: permitir a cada um aperfeiçoar a análise das convicções pessoais; aperceber-se da diversidade dos argumentos e das problemáticas dos outros; aperceber-se do caráter limitado dos nossos saberes, mesmo dos mais assegurados.

A Filosofia seria a disciplina que permitiria aos alunos aprender a refletir, a problematizar e a relacionar diferentes formas de interpretar o real.

Esta posição perspectiva um paradigma filosófico ligado a uma concepção de Filosofia como uma atividade de pensar a vida, não como um mero exercício formal, antes como o exercício pessoal da razão, desenvolvendo uma atitude de suspeita, de crítica sobre o real dado e, simultaneamente, como fomentador de um posicionamento compreensivo, integrador e visualizador de uma transformação do mundo.

Contudo, se a atividade filosófica e os seus objetivos são tão relevantes não podemos deixar de nos interrogar: por que razão a Filosofia da educação surge tão tardiamente no currículo escolar?

Durante décadas a Filosofia foi mantida distante da criança e dependendo da abordagem pedagógica e antropológica que fizermos, ela deveria mesmo estar afastada.

O problema não parece ser simples: para alguns, a racionalidade necessária à elaboração do pensamento filosófico ainda não estaria presente pelo menos nas primeiras fases da infância, enquanto para outros a capacidade de indagação, questionamento e perplexidade necessários à prática filosófica se mostra com toda a espontaneidade precisamente na criança. No mundo real Você,com certeza, já ouviu a expressão filosofia de vida. Ela se refere á filosofia como visão do mundo ou como sabedoria de vida.Mas para explicar o que é filosofia, tal definição é limitada. Filosofia é uma palavra de origem grega, formada por duas outras palavras: philos,que significa ''amigo", e sophia, que significa sabedoria. Filosofia, portanto seria a amizade, ou o amor, pela sabedoria.

Mas que tipo de sabedoria é essa que a filosofia busca? Não é a sabedoria cotidiana, nem do mito, nem da religião, tampouco da arte. Ela é um tipo de conhecimento sobre o mundo que difere também das ciências da natureza, como a Química, a Física e Biologia. A filosofia é diferente das outras formas de saber. Ela dialoga com essas formas de saber e busca, até mesmo, pensar sobre o sentido e a razão desses saberes.

A filosofia se interessa por questionar o porquê das coisas. Ela busca o fundamental e o sentido do que existe, por meio de um esforço racional; por meio do pensamento, da reflexão. A filosofia é um exercício racional de constante busca pelo saber. Justamente por isso ela pode ser pensada como a atitude humana de amor á sabedoria, que tem como fim o próprio interesse humano em saber sobre as coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com