TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Ética

Exames: Filosofia E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

1. Reflita sobre a sua noção pessoal de Poder, e analise as relações de poder em seu dia-a-dia (família, amigos, trabalho, etc), e tente conciliar a Ética da Responsabilidade com a noção de Liberdade relacionada a de Poder, questionando como seria possível um exercício de poder que fosse liberto da corrupção moral dos homens.

O poder é algo que nos dá a capacidade e a possibilidade de agir sobre algo ou alguém com a finalidade de produzir efeitos. Ou seja, minha noção de poder está ligada a concepção de que é algo natural e que vamos aperfeiçoando e utilizando conforme as situações propostas cotidianamente seja como facilidade ou potência para fazer algo seja como questão para discussão onde vence quem tiver o melhor argumento para se defender: conhecimento é poder.

Diariamente, notamos divergências existentes entre tais visões, pois as relações de poder existentes no meu dia-a-dia estão mais voltadas para o poder que gera prestígio e dinheiro, onde quem pode tem forte influência para “mandar” nas pessoas e “exigir” resultados imediatos, com vistas ao crescimento financeiro: “Quem pode, pode. Que não pode se sacode e obedece”.

A Ética da Responsabilidade está intimamente ligada aos nossos valores morais e princípios que regem nossa conduta moral dentro de um determinado grupo social. Nessa perspectiva, seria possível conciliar liberdade e poder sem perder de vista nossos valores e princípios e sem comprometer negativamente nossa conduta, desde que se entenda que quem manda e quem obedece são livres para pensar e agir, repensar e reagir mediante as situações existentes. Torna-se primordial que exista o respeito pela condição humana de cada indivíduo, pois o poder é algo saudável, mas as pessoas que o possui em maior escala é que podem torna-lo prejudicial. Porém, é com a prática da ética da responsabilidade que pode favorecer o fortalecimento da moralidade no âmbito social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com