TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Ética

Trabalho Universitário: Filosofia E Ética. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MODALIDADE A DISTANCIA

Gleicy Kelly de Paula Gomes Vicente

Filosofia e ética

São Gabriel do Oeste-MS

Maio de 2014

Filosofia e ética

Atividade de reoferecimento da disciplina de Filosofia e ética, ministrada ao Prof. José A. Moura Aranha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para fins de avaliação.

A filosofia e um recurso que busca elementos e critérios para criar regulamentos e normas. Ela e importante na tomada de decisão e nas análises que necessitem aprofundamento, sendo capaz de transpor obstáculos superando o senso comum e promovendo o senso crítico.

O homem sempre buscou sua liberdade e exigiu direitos estabelecendo normas e regras à medida que a sociedade se tornou mais complexa.

Somos constantemente chamados a tomar decisões nas quais,consciente ou inconscientemente, os valores que orientam as nossas vidas são envolvidos.

Os atos humanos são, na sua quase totalidade, atos relacionais. Ou seja, são atosque se realizam no relacionamento com o outro ou com os outros. É neste

relacionamento que os valores tomam corpo, quando tratamos com uma ou mais pessoas, com a comunidade, com a sociedade.

Os filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que o correm em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle, porém vemos que em um período tão desglobalizado, houve mais resultados positivos do que muitas empresas que existem hoje em dia.

A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da antiguidade. Sócrates expôs seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Aristóteles deu o impulso inicial a Filosofia abrindo as perspectivas do atual conhecimento humano. René Descartes criou as coordenadas cartesianas tendeciando à análise e à divisão do trabalho.

A partir do Séc. XX poderemos verificar no pensamento de Peter Drucker a crescente preocupação com as novas formas de atuação do administrador enquanto individuo e da administração enquanto prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com