TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E ética

Artigo: Filosofia E ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

Por se considerarem um povo superior, os gregos não se preocuparam apenas em solucionar os problemas individuais de uma pessoa, grupo ou nação. Eles buscavam a solução dos problemas universais, de todos os seres humanos, povos e nações, para todos os tempos.

Tendo a razão como sua base, seu pilar fundamental na busca do saber, gerando um saber objetivo e neutro, com validade universal.

2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

Pesquisa sobre filosofia baseada no senso comum.

R1. Filosofia é a área que se preocupa em pensar nas coisas.

R2. Filosofia é pensar.

R3. Filosofia é um estilo de vida, onde as pessoas sempre ficam pensando sobre a vida.

Conceito grego sobre filosofia.

Amor pelo saber, busca pela raiz do conhecimento, ao fundamento último das coisas e dos problemas, sem que definitivamente isso seja alcançado, pois quanto mais se busca o conhecimento mais se percebe que pouco se sabe. Ao ter a razão como principal pilar, a filosofia vem em contrapartida com os outros saberes, como a mitologia e a teologia, que incluem em si, obrigatoriamente, uma crença ou fé.

3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

A filosofia busca saber o “porquê” das coisas. Busca o mais extremo conhecimento. Enquanto a ciência moderna se satisfaz em saber como as coisas acontecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com