TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E ética

Exames: Filosofia E ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de avaliação a distância (AD1)

Disciplina: Filosofia e Ética

Leia as questões que seguem sobre o surgimento da filosofia e responda de forma dissertativa (como uma redação):

1) Onde, como e quando a Filosofia surgiu?

R= A palavra filosofia é de origem grega e a tradição considera que a filosofia nasceu na Grécia por volta do século VI a.C.. Contudo, houve uma discussão, principalmente no século passado, sobre tal originalidade. Para alguns, embora a filosofia seja grega, sofreu influência de outros povos, como persas e egípcios, ou seja, aquilo que se entende por filosofia ocidental teria origem no pensamento oriental. Logo, não haveria originalidade grega. Entretanto, a maioria dos historiadores, como apontou Pessanha (1983, p. x), “admite que somente com os gregos começa a audácia e a aventura expressas numa teoria”. Neste sentido, a filosofia poderia ser considerada originalmente grega. A filosofia tem origem num complexo conjunto de variáveis que, articuladas, provocaram uma grande revolução na Grécia do século VI a.C.. Estas variáveis podem ser organizadas do seguinte modo, como aponta Reale (1990, p.14-20): a arte, a religião e as condições sociopolíticas.

2) Quais são as principais características do pensamento filosófico no momento do seu início, isto é, quais questões foram formuladas pelos primeiros filósofos, os pré-socráticos?

R= Uma das bases da filosofia deste período é a busca pelo princípio (arque) de todas as coisas. Este deveria sustentar a explicação do mundo, da vida... Um princípio sob o qual todas as coisas se assentariam. Mas, na tradição mítica, como vimos, também há um princípio para o universo, para a vida, para as coisas.

3) Quais são os filósofos do período clássico? Explique qual problema filosófico eles colocaram e como tentaram resolvê-lo.

R= Os filósofos são: Sócrates, Platão e Aristóteles. O problema ser humano: a política, a ética, o conhecimento, etc.. O ser humano é reconhecido como parte de uma engrenagem que movimenta o mundo e possui participação importante no desenvolvimento e preservação daquele. A solução foi as leis universais que organizem a vida da sociedade e promovam o bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com