TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E ética

Casos: Filosofia E ética. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Filosofia e Ética na Gestão de Negócios

Curso: Administração AMAN

Professor: Flávio Alexandre Hobold

Nome do aluno: Jorge Rodrigo Faria

Data: 14/04/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o texto “Ética e Indiferença”, disponível na Midiateca e em seguida avance para a questão proposta:

Com base nos conceitos estudados na disciplina de Filosofia e Ética, elabore uma análise crítica sobre o texto "Ética e Indiferença" (disponível na Midiateca), relacionando-o com a onda de violência, criminalidade e escândalos políticos que vem se abatendo sobre a sociedade brasileira nos últimos tempos. Seu texto deve ter no mínimo 20 linhas. (10 pontos)

Na atualidade, vemos todos os dias por meio dos veículos de comunicação, a onda de violência, corrupção e desrespeito ao ser humano que assola a sociedade. O enfraquecimento dos valores éticos é um fato que chama a atenção de todos, o que nos leva a questionarmos a forma como estamos vivendo, e principalmente procurar o culpado por este quadro de caos.

O processo educacional deficiente, o consumismo motivado pelo sistema capitalista e o crescente individualismo estão tornando as pessoas indiferentes a realidade social. Na verdade, não há um único culpado pelo que acontece com a sociedade brasileira, todos somos responsáveis. Logo, temos que mudar o foco, precisamos refletir eticamente, escolher e cultivar valores. O governo e sociedade devem agir de maneira integrada, com o objetivo de alterar a realidade social. O Estado, desenvovendo políticas públicas voltadas para a educação e redução das diferenças sociais, e a sociedade em geral, adotando uma postura mais empática, responsável e consciente, que busca combater a indiferença. Devemos nos sentir responsáveis pela situação dos nossos semelhantes, ajudando quem está do nosso lado, adotando uma postura ética e agindo na origem do problema, esteja ele na política, nas instituições privadas ou públicas ou em nós mesmos, devemos ter atitude, buscar a mudança utilizando os meios que temos ao nosso alcance.

Portanto, devemos combater primeiramente o individualismo, causa principal da indiferença e banalização do mal, adotando um comportamento ético, definindo melhor nossa forma de agir, pois o homem deve escolher como viver, baseando-se em valores. A sociedade é o reflexo de como vive cada indivíduo, somos o principal agente de mudança, e somente pela atitude ética e pela pro atividade se extinguirá a violência, a corrupção e o desrespeito ao ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com