TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Exercício

Exam: Filosofia Exercício. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  Exam  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício: Adamastor era um administrador que trabalhava numa empresa do ramo de autopeças e desempenhava sua função na área de controle de qualidade. Decidido a mudar sua vida, Adamastor prestou concurso público e passou a trabalhar na prefeitura de seu município. Sua função passou a ser coordenador de uma política pública na área habitacional, na qual exigia muita habilidade para negociar tanto com empreiteiras como também com o movimento dos desabrigados atingidos pelas enchentes que ocorreram no município. Com base no conteúdo da apostila, responda às seguintes questões:

01) Adamastor pode desempenhar suas habilidades de administrador nas duas situações (no emprego antigo e no novo)? Como isto se aplicaria?

Sim, ele pode desempenhar o papel de Administrador em qualquer das situações propostas no texto. Ele detém a vivencia e o valor do Administrador, adquiridos ao longo dos anos de trabalho no setor de autopeças, como Profissional do setor de qualidade sabe da importância que tem o trabalho de um observador critico e atento, ele tem o talento de coordenar equipes e sabe lidar bem com metas e prazos.

Ele aplicará suas habilidades e todo seu conhecimento para colocar em prática dois conceitos fundamentais na Administração; negociando com os empreiteiros traçando metas e cumprindo prazos com ”Eficiência”, e resolvendo a questão dos desabrigados com “Eficácia”.

02) Quais os tipos de organizações podem ser identificados no enunciado?

No texto podemos identificar dois tipos de organizações, a Privada representada pelo setor de Autopeças e Empreiteiras da construção civil, e a organização Pública, representada pela Prefeitura do Município onde Adamastor atualmente trabalha.

03) Discuta o papel do administrador ao desempenhar suas funções aplicando os princípios da ciência e da arte em cada uma das organizações pela qual Adamastor passou.

Como Administrador nosso personagem detém tanto o Saber Cientifico como também a Vivencia, baseando suas decisões em julgamento, intuição ou simplesmente um Palpite como nos afirma Megginson et al. (1998). Administrar é resolver problemas e se preciso for ele o faz com o talento de um Artista.

Segundo Levitt (1985), a Administração é a ciência e o ato de Administra é Arte. Ele afirma que o êxito esta em encarar a função que exerce com a paixão do artista e o conhecimento do cientista.

Com base nessa abordagem podemos afirmar que Adamastor usou de seu conhecimento para traçar planos e metas e obter resultados satisfatórios tanto no setor da Indústria e comércio, quanto na área Publica, lidando com prazos apertados, baixos orçamentos e usando seu poder de negociação junto aos Empreiteiros, mas também se fez valer da Arte e da Paixão, da Razão e da Emoção, para compreender os desejos e anseios dos desabrigados, e tendo a sensibilidade do Artista pode devolver a dignidade aos assolados pelas enchentes em seu Município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com