TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Fales

Seminário: Filosofia Fales. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Seminário  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

1. Tales de Mileto é considerado o pensador que inaugura a Filosofia. Ao analisar a postura deste filósofo, em função do conteúdo exposto na unidade 1 do livro didático Filosofia, é possível perceber a aplicação da autonomia, da reflexão, da crítica e da criatividade. Considerando tal tese, explique como a autonomia, a reflexão, a crítica e a criatividade se fazem presentes na postura de Tales. Desenvolva sua resposta em no mínimo 10 e máximo de 15 linhas. (4,0 pontos)

Resposta da Questão

A questão da autonomia está presente na postura de Tales de Mileto já que o mesmo era capaz de pensar por si próprio, desenvolvia pensamentos independentes. Apresentou uma postura diferente para a época, pois não considerava como resposta para seus questionamentos seres divinos ou atos inexplicáveis – buscava respostas concretas, lúcidas – tal postura explica a utilização da crítica (pela capacidade de criticar e julgar, não se conformando com as respostas já fornecidas) e da reflexão (pois pensava sobre o próprio pensamento, também sendo este alvo de críticas e aprimoramentos). Ao criticar e refletir, Tales de Mileto desenvolvia uma nova ideia, uma nova solução para seus questionamentos – gerando, criando algo novo - aplicando a criatividade.

2. A Lógica atenta-nos para a importância do raciocínio válido, aquele que é fundamental para estabelecermos relações claras, sistemáticas e rigorosas. Considerando a dedução e a indução como tipos básicos de raciocínios válidos, proponha uma dedução que aborde sua vida como acadêmico(a) e uma indução que aborde sua vida como futuro(a) profissional.

Primeiro raciocínio válido - dedução (âmbito acadêmico) (1,0 ponto)

A

conclusão do primeiro semestre depende da aprovação nas 6 disciplinas do período. Eu obtive aprovação nas 6 disciplinas do primeiro período. Logo, concluí o primeiro semestre.

Segundo raciocínio válido - indução (âmbito profissional) (1,0 ponto)

Todos os profissionais administrativos formados até hoje conquistaram bons cargos em empresas locais. Logo, os formandos deste ano conquistarão bons cargos nas empresas locais.

3. Você estudou que há diversas formas de conhecimento e que estes podem ser distintos como: filosófico, científico, religioso e senso comum. Considerando tal distinção apresente três características pertinentes a cada um destes conhecimentos. (4,0 pontos)

Tipo de Conhecimento Características

Filosófico • Sistemático: tem a reflexão como base para solucionar os problemas;

• Elucidativo: tem como objetivo esclarecer e delimitar conceitos e pensamentos;

• Crítico: parte do princípio de que não se deve aceitar soluções prévias sem criticar e julgar sua veracidade.

Científico • Objetivo: não é subjetivo, não depende da opinião do cientista, por exemplo. É um conhecimento impessoal;

• Racional: não leva em conta os elementos puramente empíricos, mas sim os construídos através do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com