TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Maconica

Artigos Científicos: Filosofia Maconica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

Como ensinamentos no Grau de Ap Maç, aprendi a reconhecer os 4 primeiros números e sua simbologia. De forma resumida, o um, unidade do todo, se manifesta somente como Dois, seu espelho e sua polaridade, que para equilibrar se, já que é um algarismo de dúvida e oposição, recebe o três, o ternário da perfeição. Acrescentamos o zero que é considerado o verbo imanifestado, o ser no não ser.

A Trindade, bastaria, porém o Comp Maç, não pode e nem deve satisfazer se com esta concepção teórica; sua função é realizar, lutar constantemente contra as dificuldades e vencê las. Como realizador, tem o quatro como ponto de partida, enquanto que o Ap Maç tem o número Três, característico de seu Grau. Saibamos que "Aquele que é", encontra se representado na Bíblia por quatro letras, que formam a Palavra Sagrada: HE - VAU - HE - IOD, sendo que lod, o símbolo do fogo realizador que se manifesta pelo artista, obreiro, operador, criador ou gerador. He e Vau são, respectivamente, o sopro vital que emana do artista e o seu ambiente anímico. He, repete se ao final do Tetragrama para demonstrar o trabalho executado ou em vias de se executar.

Além dessa conceituação, sabemos que os 4 elementos primordiais dos antigos: a água, o fogo, a terra e o ar, conduzem a matéria por eles formada, invariavelmente, ao equilíbrio, ou seja, para a morte. Assim, para que um corpo se mantenha vivo não bastam as quatro essências que o formam. É necessária uma quintessência, capaz de evitar que os quatro elementos se equilibrem, se neutralizem e morram.

De acordo com o Gênesis Bíblico, o Homem foi formado pelos 4 elementos, mas, ainda assim continuava matéria inerte, sem vibração, sem vida. Soprou lhe, então, o Senhor, o fôlego da vida, a quintessência, o espírito de Deus, ou causa universal de todas as coisas. Esta quintessência é o hálito, a respiração que mantém a vida, que permite ao ser manifestar se como vivo. Vemos então, que o homem é formado por 5 elementos e a sua representação simbólica, na filosofia maçônica, é o Pentagrama ou Estrela Flamejante, símbolo do Comp. Ela indica que o Comp atingiu, em seus estudos, o conhecimento do Plano Astral ou Espiritual. Teve, para isso, que empreender 5 Viagens e agora consegue apreciar a verdadeira luz e com ela perceber novos horizontes de generosos sentimentos que devem ser exaltados, desprezando o egoísmo como sentimento abominável. A Estrela Flamejante, ainda que não seja tão brilhante quanto o sol, é a principal luz de uma Loja. Essa luz, que é suave e sem irradiações resplandecentes representa a virtude da caridade, pois espalhando luz (ensinando) e calor (confortando) nos leva a praticar o bem onde e como pudermos.

Já experiente, como deve ser o Comp, ressalta, à vista o número seis, pois temos nele a representação simbólica do microcosmo, ou seja, o homem, cujas limitações estão representadas no círculo. Há, ainda, um aspecto simbólico muito mais elevado que é a Estrela de David, o Hexagrama, emblema do poder divino. A representação desta estrela é muito importante, pois ela representa as duas faces da existência conhecidas pelo homem, ou seja, o mundo físico e o mundo espiritual. Assim, ela simboliza, com seus dois triângulos entrelaçados, a unidade do espírito e da matéria. É, ainda, o símbolo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com