TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Na Educação

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  7.054 Palavras (29 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CURSO:PEDAGOGIA-LICENCIATURA

RELATÓRIO DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR: DR.POTIGUARA ACÁSSIO PEREIRA

EQUIPE:

Antônia Cristina M. de Araújo RA384318 E-mail antonia.sucesso@gmail.com

Ailton Soares Pinheiro RA387880 E-mail ailtonsoares31@gmail.com

Neire de Souza Cidade RA384317 E-mail neiresouza@gmail.com

Raquel de Oliveira Câmaras RA 357397 E-mail raquel3366@hotmail.com

Rúbia Jalva Costa Nascimento RA367954 E-mail rubiasilva.41@gmail.com

Edinelza dos Santos Barboza RA354014 E-mail ednelza_barbosa@hotmail.com

MANAUS-AM

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. A NATUREZA DA FILOSOFIA E SEU ENSINO

3. RELATÓRIO PARCIAL DE DESIDERIO MURCHO

4. REPORTAGEM DA SALA DE AULA DO FUTURO

5. RELATÓRIO PARCIAL DA SALA DE AULA DO FUTURO

6. REPORTAGEM SOBRE AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS

7. RELATÓRIO PARCIAL DAS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS

8. ARTIGO DE ELIZIARA MEDRANO E LUCY VALENTIM

9. RELATÓRIO PARCIAL A INDÚSTRIA CULTURAL

10. ARTIGO SOBRE PIERRE BOURDIEU

11. RELATÓRIO PARCIALSOBRE PIERRE BOURDIEU

12. ENTREVISTA COM PIERRE BOURDIEU

13. A TEORIA DE PIERRE BURDIEU COM O SISTEMA EDUCACIONAL

DO BRASIL

14. RELATÓRIO FINAL DAS ESTAPAS REALIZADAS

15. BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo procurar na sociedade atual verifica-se uma realidade conflitante fundamentada numa crise de sentido e de valores que se apresenta na vida pessoal e nas relações sociais. Neste contexto, percebe-se uma inquietação pelo sentido da vida e do ser no mundo e daí vemos reaparecer paulatinamente o interesse pelo tema da ética, enquanto eixo central de reflexão sobre a conduta do ser humano, nos debates intelectuais, nos currículos e cotidianos escolares. Para a maioria das pessoas, a representação do ensino superior é a sala de aula: professores falando, alunos ouvindo atentamente e fazendo anotações. O avanço dos alunos em direção ao seu diploma é medido pelo tempo que eles passam em sala de aula. O ritmo do dia a dia de uma Faculdade ou Universidade é essencialmente determinado pela programação das salas de aula, o toque dos sinais que enchem os corredores de alunos e professores correndo para a próxima aula. Este texto objetiva argumentar que a essência do conceito de Indústria Cultural não só permanece atual, como também é relevante para a crítica das condições sociais que fundamentam a universalização.

Considerado um dos maiores sociólogos de língua francesa das últimas décadas.

Pierre Bourdieu é um dos mais importantes pensadores do século 20. Sua produção intelectual, desde a década de 1960, estende-se por uma extensa variedade de objetos e temas de estudo.

A Natureza da Filosofia e seu Ensino

O ensino da filosofia tem sofrido de uma incompreensão fundamental da natureza da própria filosofia. É importante compreender o que significa dizer que a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. E esta afirmação não significa três coisas.

Em primeiro lugar, não significa que há resultados; claro que há as diferentes ideias defendidas pelos diferentes filósofos são resultados da filosofia. Só que não são resultados substanciais consensuais, ou seja, resultados substanciais que a generalidade dos filosóficos aceite. Alguns defendem que o mau moral e natural é compatível com a existência de um Deus teísta, outros defendem que não, alguns que a arte pode ser definida, alguns defendem que as intenções não contam na avaliação moral das ações outros defendem que contam.

Em segundo lugar, não significa que não há alguns resultados consensuais em filosofia. Também os há, mas estes não são substanciais, no sentido em que consistem, sobretudo em resultados negativos ou transversais. Os resultados negativos são descoberta de que um determinado argumento ou teoria não funciona como é o caso do argumento da causa primária, ou a teoria vericionista do significado. Os resultados transversais são o estabelecimento de distinções ou meramente.

A filosofia distingue-se de disciplinas como a história ou a física por apresentar poucos resultados consensuais, a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. Não há resposta amplamente consensual sobre o temos ou não livre-arbítrio

Contudo, seria um erro pensar que nestas disciplinas não há, como em filosofia, problemas em aberto. Há problemas em aberto em todas as disciplinas, mas no caso da filosofia temos muito mais problemas em aberto do que resultados consensuais.

Uma posição muito comum entre os defensores da presença da Filosofia no currículo escolar consiste na afirmação das boas conseqüências formadoras da disciplina; dizemos que a disciplina desapareceu das escolas brasileiras por pressão do regime militar, que deseja afastar das escolas uma disciplina formadora de consciência critica. Essa visão sobre a função da disciplina ainda é muito difundida, mas já não mais se sustenta se com ela queremos dizer formar consciência critica é um apanágio da disciplina da Filosofia. Qualquer consulta aos documentos curriculares das demais áreas de conhecimentos escolares mostra que elas tem uma clara percepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com