TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Platão

Seminário: Filosofia Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DIREITO

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

Plano de Aula 3 – Platão

Caso 1 - O papel do filósofo na República

1- Que critério entendia Platão como o correto para a escolha daqueles que deveriam exercer os poderes da pólis? Fundamente sua resposta.

Resposta:

Para Platão o Estado ideal deveria ser liderado não por muitos (democracia), uma fez que a multidão não saberia governar, mas por um único (teocracia), o filósofo, o sábio, pois esse completou a verdade, e está apto a realiza-la socialmente. Podemos concluir que poder e filosofia (platônica) aliam-se.

Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos-reis e pelos homens da ciência. Cada classe cumpria sua função para o bem da polis com harmonia e unidade.

Seguindo essa linha de raciocínio, as formas tipificadas por Platão estão associadas as particularidades morais, ou seja, os vícios e as virtudes das classes dirigentes. A polis, também possui uma estrutura tripartite, formada por três classes sociais:

CLASSE MILITAR: Guerreiros responsável pela defesa da cidade.

CLASSE DOS MAGISTRADOS: Sábios, Legisladores garante o governo da cidade sob leis.

PROPRIETÁRIOS DE TERRA: Artesão e Comerciantes garante a sobrevivência material da sociedade.

2 - Pelo que você leu no texto acima e pelos seus conhecimentos acerca do processo eleitoral americano, a atual candidata a vice-presidência americana, muito popular entre certa camada social daquele país, cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder, segundo aqueles que entendem como correta a visão platônica?

Resposta: Sarah Palin não cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder na visão platônica, pois o governador ou administrador ideal teria que ser filósofo e homem da ciência.

Caso 2 - A relação entre justiça e lei

1. A possibilidade de uma lei ser injusta é largamente discutida nos dias de hoje. A partir de uma perspectiva platônica de Estado, expressa na obra República, é natural que o filósofo-rei elabore regras concretas injustas? Justifique.

Resposta: Não, na perspectiva platônica, o filosofo rei é a pessoa que detém o conhecimento e a capacidade de governar de forma justa em favor do povo, portanto o natural é que ele elabore regras concretas baseadas nos ideais de justiça, onde a polis seriam beneficiada.

2. Tomando o caso argentino acima como referência, Platão consideraria possível que uma regra injusta pudesse ser emanada por um governo popular? Por quê?

Resposta: Não, porque uma lei injusta não poderia vir de governo (filosofo rei) que visa atender as carências e anseios de sua polis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com