TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Platão

Exam: Filosofia Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Exam  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

1. O modelo da cidade ideal, segundo Platão, está fundamentado na concepção de uma divisão em três partes ou classes sociais: artesãos, agricultores e comerciantes; guerreiros; magistrados e governantes. Este modelo funda-se na teoria de que cada indivíduo possui três almas ou três princípios que o compõem: a alma concupiscente; a alma irascível; e a alma racional. Cada classe social possuiria uma função bem definida, na qual cada membro seria escolhido pelas suas capacidades, surgidas em um processo de educação. Desse modo, os magistrados e os governantes seriam escolhidos para esses cargos segundo seus conhecimentos e sabedoria, pois seriam eles os mais preparados para fazer uso da alma racional. A concepção de regime político que fundamenta o modelo de governo platônico é a

(A) -Democracia.

(B) Aristocracia.

(C) Monarquia.

(D) Tirania.

(E) Oligarquia.

Atividade de Filosofia – 3° ano

Instruções para a atividade Pesquisa: Pesquisar quatro artigos de jornal, revista, Internet ou similares que corresponda a diferentes formas de conhecimento, um artigo para cada forma de conhecimento (no total deverá ser pesquisados quatro artigos diferentes):

1. Conhecimento Racional ou Filosófico;

2. Conhecimento Científico;

3. Conhecimento Popular ou Senso Comum;

4. Conhecimento Religioso ou Teológico.

• Leitura e resumo dos textos Um breve resumo de no mínimo quatro linhas cada um. Nesta parte deverá mencionar a fonte do artigo, o autor e a data do artigo.

• Apontar as características de cada conhecimento presente nos respectivos artigos. Nesta situação poderá ser usado argumento do próprio artigo ou poderá ser interpretada pelo aluno a idéia que o autor quer transmitir. (Deverá apresentar pelo menos quatro características de cada conhecimento presente no artigo).

• A partir do estudo elaborar com as próprias palavras uma definição de conhecimento. (Poderá usar o dicionário como auxílio).

• Responder a seguinte questão: Qual a importância do conhecimento para a vida dos seres humanos (5 linhas).

Links para pesquisa:

Conhecimento Mítico Religioso Teológico http://rudyrafael.wordpress.com/2010/04/20/relato-de-contato-com-greys/ http://revistagalileu.globo.com/ http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sondas-alienigenas-sistema-solar&id=010130111122 http://www.acidigital.com/noticia.php?id=23722#.T9YaDCrcpFt.twitter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com