TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Questão

Tese: Filosofia Questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Tese  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

Observe o trecho do texto extraído de IGLÉSIAS (1997) “O que é filosofia e para que serve” (IN: REZENDE, Antônio. Curso de Filosofia. Rio de Janeiro; Zahar, 1997. p. 16).

“O filósofo é alguém que sabe manter viva a capacidade de espantar-se. Lá mesmo onde todo mundo está instalado, dentro do óbvio mais ululante, o filósofo é aquele que chega e, com toda espécie de perguntas engraçadas, dá uma sacudida e faz ver que nada é óbvio, e que tudo é realmente de pasmar!”

Considerando o Texto II da Unidade I da nossa apostila, pergunta-se: O que significa a capacidade de se espantar típica do pensamento filosófico? Qual a importância dessa capacidade para o pensamento filosófico?

Observação: para responder a essa questão você deverá ler o Texto II da Unidade I da nossa apostila, definir, segundo a apostila, o que seja espanto filosófico e, a seguir, explicar a importância dessa capacidade para o pensamento filosófico. Responda usando as suas próprias palavras. Jamais copie textos da apostila, textos de livros, ou textos da internet. Cópias obterão a nota mínima.

Critérios de correção:

Definição de espanto filosófico: 1,0 ponto.

Importância do espanto para o pensamento filosófico: 1,0 ponto

Coesão e coerência: 0,5 ponto.

Questão 2:

Em nossa apostila, no Texto II da Unidade I podemos afirmar, de acordo com o pensamento de Sócrates, que o vento é uma metáfora do pensamento. Explique o significado dessa afirmação, ou seja, que o vento é uma metáfora do pensamento.

Observação: para responder a essa questão você deverá ler o Texto II da Unidade I da nossa apostila, definir, segundo a apostila, o que é o pensamento e explicar porque ele (o pensamento) pode ser comparado ao vento.

Responda usando as suas próprias palavras. Jamais copie textos da apostila, textos de livros, ou textos da internet. Cópias obterão a nota mínima.

Critérios de correção:

Explicação sobre o pensamento filosófico: 1,0 ponto.

Comparação entre o pensamento filosófico e o vento: 1,0 ponto

Coesão e coerência: 0,5 ponto.

Questão 3:

Por quais razões os sofistas se tornaram os professores de retórica dos jovens políticos em Atenas?

Observação: para responder a essa questão você deverá ler o Texto III da Unidade I da nossa apostila, explicar o que estudavam os sofistas e porque os conhecimentos deles eram importantes para os jovens políticos.

Responda usando as suas próprias palavras. Jamais copie textos da apostila, textos de livros, ou textos da internet. Cópias obterão a nota mínima.

Critérios de correção:

Definição do que estudavam os sofistas: 1,0 ponto.

Importância do conhecimento dos sofistas para os jovens políticos: 1,0 ponto

Coesão e coerência:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com