TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Sofística E Helênica

Dissertações: Filosofia Sofística E Helênica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA SOFÍSTICA

A expressão: Filosofia sofística significa a linha de pensamento desenvolvida no período da Clássica Grécia da antiguidade, por filósofos que se ocupavam do ofício de ensinar, de educar para a vida da polis. Os sofistas tinham como objetivo a educação dos jovens, para dirigir e desenvolver as cidades-Estado. Sentiam a necessidade de alastrar conhecimento, por todo o território grego. Os sofistas dedicavam-se às questões ligadas à natureza do homem, ou seja, eram humanistas.

Tomemos, por exemplo, o pensamento de Protágoras ‘’ O homem é a medida de todas as coisas’’, que transmite a ideia de que o homem é o próprio produtor da sua história, ele é a medida das coisas já existentes, aquilo que nós somos até o presente, é o resultado da nossa própria ação, ou da nossa própria visão de mundo.

Na filosofia sofística, encontra-se outro pensador. É conhecido por Górgia (484-375 a.C) Dedicou-se ao estudo do ser. Trata-se de tema dos mais complexos e atuais, a teorização do ser.

O seguinte sofista é Hípias (460-400 a.C) sua ideia constituía no entendimento de que as leis que regem a natureza deveriam ser aceitas, para regular, também a vida dos homens em sociedade

É importante mencionar Sóflocles, que ele usava o teatro para exprimir suas ideias, não reconhecia a lei humana, como regra absoluta, como Hípias, aceita a existência de uma lei da natureza.

FILOSOFIA HELÊNICA

Denomina-se filosofia helênica a linha de pensamento da clássica cultura da Grécia da antiguidade, cuja profundidade de seus fundamentos, de suas ideias, alastrou- se e desenvolveu-se fora dos limites territoriais da Grécia. Atribui-se a essa elevada posição, a política expansionista de Alexandre Magno. A expedição do destacado líder grego voltada para o Oriente. No Egito, Alexandre mandou construir uma cidade, os trabalhos levaram anos, antes mesmo de se concretizar-se Alexandre falace.

Com o decorrer do tempo, a cidade de Alexandria já consolida, torna-se uma metrópole cultural voltada para a divulgação da Filosofia Helênica, a cidade passou a atrair grandes pensadores.

Os ideais de Alexandre, fundados na concepção de uma monarquia divina universal, pela qual as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com