TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Unifacs

Dissertações: Filosofia Unifacs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÃO PROPOSTA

REQUISITOS PARA AS QUESTÕES 1 e 2 – Trechos selecionados do texto “A Pipoca” e vídeo disponibilizado no espaço “Atividades”, no AVA Filosofia.

A PIPOCA

Rubem Alves

A pipoca é um milho mirrado, subdesenvolvido. Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem àquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Pois o fato é que, sob o ponto de vista do tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Não sei como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a ideia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos amolecessem e pudessem ser comidos. Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. O que aconteceu, ninguém jamais poderia ter imaginado. Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que até as crianças podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, então, de uma simples operação culinária, em uma festa, brincadeira, molecagem, para os risos de todos, especialmente as crianças. É muito divertido ver o estouro das pipocas!

[...] Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e durezas assombrosas. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão - sofrimentos cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: pum! - e ela aparece como uma outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante [...] que surge do casulo como borboleta voante. [...]

Fonte: ALVES, Rubens. A Pipoca. Disponível em: <http://www.rubemalves.co m.br/site/10mais_01.php>. Acesso em

ago 2014.

Rubem Alves afirma que “[...] a transformação só acontece pelo poder do fogo”. “Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.” Com atenção a essa proposta, aos trechos selecionados do texto “A Pipoca”, às temáticas de Filosofia e ao conteúdo do vídeo disponível em “Atividades” no nosso AVA, elabore as respostas para as questões 01 e 02 a seguir.

*Além do espaço Atividades (AVA), você pode assistir ao vídeo mediante o link:https://www.youtube.com/watch?v=cE1VuxpOshI

Questão 01 (Valor: 2,0 para o prazo oficial. 1,5 para o prazo estendido) - Quanto às superações dos processos ideológicos de dominação social, quando é necessário ir além dos conceitos impostos, quando é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação; o “poder do fogo” tende a apresentar-se de formas diversificadas, tocam tanto às demandas pessoais quanto podem tocar às inquietações sociais. Nesse sentido, escolha duas dentre as características da Ideologia (estudadas no Livro Didático de Filosofia), explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da autonomia do pensar e da emancipação social.

RESPOSTA: Generalização do particular- quando são ignoradas as particularidades dos fenômenos sociais, Discurso lacunar- é quando o discurso está coerente, mas incompleto.

Para que essas características sejam vencidas é necessária uma reformulação de toda a sociedade e governo, onde o discurso lacunar seja devidamente substituído por um discurso completo e coerente, que o consumidor veja a verdade dos dados e fatos e onde a generalização deve ser abolida, pois cada ser é único e tem suas necessidades e particularidades.

Questão 02 (Valor: 1,5 para o prazo oficial. 1,0 para o prazo estendido) – A atitude filosófica sendo também uma atitude crítica, apresenta como características o fato de ser tanto “negativa” quanto “positiva”. Considerando essas características, lance o olhar sobre a atual conjuntura da nossa sociedade, diante das corrupções, fraudes, exploração de vantagens pessoais sobre realizações que deveriam ser sociais... Observe os acontecimentos que têm sido destaque na mídia, (no âmbito da sociedade, da política, do esporte, economia ou outros), escolha um dentre os acontecimentos observados e, explicando as características (negativa e positiva) da atitude filosófica, comente de que modo a referida atitude favorece a efetivação da cidadania e construção de dias mais justos.

RESPOSTA: Diante das eleições 2014 que se aproximam e diante dos inúmeros casos de fraudes e casos de corrupção é inevitável não comentar sobre como a politica brasileira esta defasada e sem credibilidade, o senso critico vê de forma geral como é negativa e doente, já a atitude critica observa que é necessário uma reformulação, “uma limpeza” em todo o sistema para que se possa ter quiçá um país mais justo e igual para todos.

REQUISITO PARA AS QUESTÕES 03 e 04 - Instruções para a realização das entrevistas ou diálogos informais

Nesta Universidade contamos com projetos acadêmicos vinculados a diversos cursos e respectivas Escolas.

São projetos tais como: Incubadora de Negócios, Projeto Acadêmico Interdisciplinar PAI, Shopping UNIFACS, Projeto Acadêmico Interdisciplinar ARTHE, projeto UNIR,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com