TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia a questão

Tese: Filosofia a questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

Incorreta

Segundo São Tomás de Aquino, Deus deu ao homem o livre-arbítrio (que é capacidade de escolha) e não interfere continuamente para não tirar do homem o dom da liberdade (que é a capacidade de colocar em prática sua escolha). Identifique a utilização correta desses conceitos no exemplo:

O médico patologista Jack Kevorkian, conhecido como Dr. Morte, participou de cerca de 130 suicídios assistidos nos Estados Unidos (suicídio assistido é um nome mais suave para eutanásia). Em um caso as imagens foram gravadas e mostradas no programa 60 Minutes, em que aparecia o doente Thomas Youk, 52 anos, que sofria do Mal de Lou Gehrig, uma doença muscular paralisante, degenerativa incurável e que não permitia administrar drogas nele mesmo. (adaptada de notícia do Jornal O Estado de S.Paulo: 2/6/07).

De acordo com a unidade 2, assinale a alternativa correta:

I) Médico e paciente exerceram a liberdade.II) O médico teve livre-arbítrio, o paciente exerceu a liberdade.III) O paciente exerceu livre arbítrio, o médico exerceu a liberdade.IV) Não há exercício nem de livre-arbítrio nem de liberdade por nenhum dos dois.V) Médico e paciente exerceram o livre-arbítrio.

Resposta

Resposta Selecionada: d.

II, V

Resposta Correta: e.

III,V

Feedback da resposta:

A alternativa correta é "C,E", porque livre-arbítrio é a capacidade de escolha do indivíduo. Neste caso ambos escolheram (E) e só o médico tinha liberdade (C) que é a capacidade de colocar em prática a escolha, neste caso só o médico tinha essa capacidade, por isso o paciente precisava dele para morrer. Não há possibilidade de liberdade para o paciente porque ele não consegue colocar em prática as escolhas feitas pelo livre-arbítrio, e por isso precisa do médico.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Incorreta

Conforme a unidade 2, São Tomás de Aquino é considerado o mais importante filósofo-teólogo medieval. Ele propõe as cinco vias para provar a existência de Deus. São elas:

1. Nossos sentidos atestam que nesse mundo as coisas se movem e tudo que se move é movido por alguém, logo há de ter um primeiro motor (no sentido metafísico de potência - aquilo que uma coisa pode vir a ser- e ato -aquilo que uma coisa é no momento) que deu início ao movimento existente e que não é movido por ninguém, e esse motor é Deus - o Primeiro Motor Imóvel. Deus é ato puro, não sofre mudança e seu ser confunde-se com o Agir.

2. Todo efeito é atribuída uma causa. Logo é preciso que exista uma causa eficiente primeira que não tenha sido causada por ninguém, e essa Causa Primeira ou Causa Eficiente é Deus.

3. Existem seres que podem ser ou não ser - chamados contingentes, cuja existência não é indispensável -podem existir e depois deixar de existir. Todos os seres existentes no mundo são contingentes, mas nem todos os seres são desnecessários, senão o mundo não existiria. Existe um Ser necessário por si mesmo que não encontra em nenhum outro a causa de sua necessidade, e este ser é Deus. Deus é um Ser Necessário que fundamenta a existência de outros seres contingentes e que não tem sua existência fundada em nenhum outro ser.

4. Verifica-se que há graus de perfeição nos seres- uns mais perfeitos do que outros (seres racionais corpóreos, animais, vegetais, e inanimados). Qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo. Deus é um Ser Perfeito e causa da Perfeição dos demais seres.

5. Existe uma ordem no universo, e toda ordem é fruto de uma Inteligência Ordenadora pois a ordem não vem do caos nem do acaso. É preciso que exista uma Inteligência Suprema que tenha ordenado o universo.

Assinale a resposta correta. Segundo São Tomás de Aquino:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Os seres inanimados são mais importantes do que os vegetais

Resposta Correta: d.

Os sentidos são capazes de perceber o movimento contínuo dos seres desse mundo

Feedback da resposta:

A resposta correta é "Os sentidos são capazes de perceber o movimento contínuo dos seres desse mundo." Todos os seres são contingentes, isto é, podem existir ou deixar de existir, mas nem todos são desnecessários. O único ser imóvel é Deus.

Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

Incorreta

“Nas coisas de fato, nas quais o agir depende de nós; e onde estamos em condições de dizer não, podemos também dizer sim. De forma que se cumprir uma boa ação depende de nós, dependerá também de nós não cumprir uma ação má.” De acordo com a unidade 2, essa frase de Aristóteles define o que ele pensa sobre Liberdade, e significa:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

A liberdade é uma capacidade que, apesar dos obstáculos que encontra, é capaz de superá-los.

Resposta Correta: c.

A liberdade trata do agente, que dá a si mesmo os motivos e os fins de sua ação.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é "A liberdade trata do agente, que dá a si mesmo os motivos e os fins de sua ação" porque para Aristóteles o princípio de agir ou não, está em nós, temos o poder pleno de determinar nossa ação e ela só pode se realizar se não houver coações nem internas e nem externas.

Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

Incorreta

Segundo o cineasta Woody Allen: “Somos todos confrontados ao longo de nossas vidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com