TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, comunicação e ética

Seminário: Filosofia, comunicação e ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  1.377 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

GRADUAÇÃO PEDAGOGIA

Estudos Disciplinares I

NOME: Aline Soares Munhóz RA: 1318960.

NOME: Elisabete da Silva Falcão RA: 1327128.

NOME: Evelise Rodrigues Melo RA: 1327210.

NOME: Inara Navarro Pereira RA: 1327451.

NOME: Viviane Gonçalves Farias RA: 1327823.

POLO BAGÉ

06 de Abril de 2014

A Criança Participante.

Ao relacionarmos os conteúdos estudados neste semestre, obtivemos uma grande ampliação do nosso conhecimento, pois estes conteúdos nos trazem a discussão sobre Filosofia Comunicação e Ética, formas de apresentar a Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil, como introduzir a na Educação Infantil e Os Jogos e Brinquedos. Esses conteúdos nos estimulam a desenvolver conhecimentos teóricos e como absorvêlos para introduzi-los na prática.

Na disciplina de Filosofia, Comunicação e Ética, o seu principal objetivo é estudar o ser humano como sendo produtor de linguagem e de conhecimento. Pois é através da linguagem que temos um contato maior com a cultura,com a ampliação do conhecimento e com os valores produzidos por ele. A linguagem é necessária para que haja o processo de humanização. A linguagem basicamente possibilita a manifestação do pensamento, a comunicação entre os seres humanos. A linguagem é composta por um sistema de signos, signos são elementos que designam outros elementos, sistemas são conjuntos de elementos organizados. Esta disciplina traz o estudo da razão, dos meios de comunicação de massa e o mundo globalizado, trazem os conceitos de valor, moral e ética ,valor é o que se julga,é aquilo que é importante, já a moral é um conjunto de regras que regula a vida social, a ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade e o comportamento moral do homem.

Na Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil, tem como objetivo proporcionar condições para que os estudantes possam desenvolver competências básicas, tais como: domínio sobre os princípios teórico-metodológicos das áreas de conhecimento que constituam o objeto de sua prática pedagógica, compreender o processo de construção de conhecimento do indivíduo inserido em seu contexto sociocultural, compreender que a trajetória histórico-filisófica da educação infantil. Esta disciplina tem por objetivo principal provocar a reflexão sobre o trabalho. E isso nos mostra que a relação ensino-aprendizagem nem sempre é direta, muitas vezes o aluno aprende coisas que não se pretende ensinar. O aluno precisa ser incentivado a expor suas ideias e ter coragem de defender seu ponto de vista, ele precisa desenvolver sua autonomia.

Ao longo dos conteúdos estudados, observamos á criança como um todo, desde os primeiros meses de vida, á entrada na escola e seu desenvolvimento á partir deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com