TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Fé

Resenha: Filosofia da Fé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

A filosofia nos ajuda nas perguntas sem respostas da vida, a refletir, a pensar. A filosofia é a desbanalisação do normal. E é tão útil em nossas vidas quanto a tecnologia.

- Sócrates (470 – 399 a.C.)

Sócrates foi condenado a morte por envenenamento por está corrompendo a juventude e por desrespeitar os deuses. Ele introduziu a ética como discussão.

Ele tinha um procedimento uma forma de conversar, chamado de método da refutação ou seja afirmação sobre afirmação, ou pergunta com outra pergunta, a qual é válida ate os dias de hoje. Sócrates usou essa metodologia na sua defesa, em seu julgamento. Ele afirmou em seu julgamento que ética é um saber se comportar e ser, ou seja com o conhecimento correto não se erra e isso ficou sendo o intelectualismo socrático, saber diferenciar o certo de errado.

- Platão (427 – 348 ou 347 a.C.)

Platão foi o primeiro filosofo a deixar escritos os pensamentos e teses, fundou a primeira academia, e é considerado um dos maiores filósofos, foi discípulo de Sócrates, e por assim o ser escreveu sobre os pensamentos filosóficos de Sócrates.

Fez a obra a República, dando as respostas as perguntas socráticas.Descreveu a alegoria da caverna ou seja o sair da caverna, ver o real e a ilusão.

Platão tem duas abordagens sobre o amor, uma o sexo e a outra o amor interior, que são as qualidades. O conhecimento de Platão é trabalhar o mundo inteligível, das ciências, do abstrato, da justiça.

- Aristóteles (348 – 322 a.C.)

A filosofia para Fé.

As divergências de Aristóteles são sobre as formas, tem a idéia da virtude em qual lado ficar, ou seja ter uma decisão não ficar “em cima do muro”.

Aristóteles cria que a alma era física, ou seja ligado as situações físicas do corpo. Ele disse que na física tudo tem qualidade. Já na biologia ele teve um pensamento finalista. E foi o criador da Lógica.

- Epicuro (342 – 271 a. C.)

Tem a idéia do prazer em fazer e ter as coisas. Ele diz que o prazer é uma conseqüência do bem, e a dor conseqüência do mal.

- Santo Agostinho (354 – 430 a. C.)

A filosofia para explicar o mal.

Foi adepto da seita maniqueísta que fala do bem e mal, e ceista. Segundo Agostinho o homem peca pela vontade própria. Sobre a predestinação da a solução que é o plano Divino para cada ser humano.

Ele diz que Deus não está no tempo, sua filosofia tem como preocupação central a relação entre a fé e a razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com