TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia de Sócrates

Artigo: Filosofia de Sócrates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Artigo  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates nasceu em Atenas provavelmente no ano de 470 aC, filho de um escultor e de uma parteira,foi o pioneiro do que atualmente se define como Filosofia Ocidental,tornando-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Hoje este filósofo é sinônimo de integridade moral e sabedoria, pois sempre agiu com ética, responsabilidade, e tornou-se padrão de perfeita cidadania. Formou dois discípulos fundamentais para a reprodução e desenvolvimento de seus ensinamentos – Platão e Xenofontes - embora não tenha deixado por escrito o fruto de suas pregações. Se casou com Xantipa, mas nunca priorizou sua família.

Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates vivia de maneira humilde, percorrendo descalço as ruas de Atenas. Passou a ensinar em praça pública, sem cobrar pelos seus ensinamentos, ao contrário do que faziam os sofistas,os quais criticou duramente. Seu método consistia em fazer perguntas até que a pessoa não soubesse mais responder e o conduziam à descoberta da verdade. Em função de suas idéias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade.

O filosofo não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. E esse comportamento provocou sua prisão acusado de perverter a juventude e renegar os deuses cultuados pelos gregos, trocando-os por outros. Foi condenado a suicidar-se tomando veneno em 399 AC.

Frases:

“Só sei que nada sei”

“A verdade não está com os homens, mas entre os homens”

“O verdadeiro conhecimento vem de dentro.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com