TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia de Thibault de Saint-Maurice

Resenha: Filosofia de Thibault de Saint-Maurice. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

O professor de filosofia francês Thibaut de Saint Maurice, criou um jogo estabelecendo relações entre famosas séries de televisão e o pensamento de alguns filósofos da história da humanidade. Entre nesse jogo, faça as relações e indique abaixo a sequência correta.

(1) CSI: Os capítulos começam com a cena de um homicídio e se desenrolam até a descoberta do culpado. Em busca de provas, Grissom e sua equipe de cientistas forenses buscam reproduzir demonstrações incontestáveis.

( ) Aristóteles: O silogismo é um arrazoado que deduz a verdade a partir de premissas consideradas, elas mesmas, verdadeiras. É a verdade das premissas que garante a verdade da conclusão.

(2) Desperate Housewives: Cinco mulheres vivem em Wisteria Lane. Mas, a despeito da vida aparentemente ideal, elas vivem cercadas por derrotas e decepções.

( ) Kant: Cumprir o dever não é buscar o melhor resultado, e sim seguir a lei moral. Já John Stuart Mill, defende que todos os meios são válidos desde que visem o bem de muita gente.

(3) Grey`s Anatomy: Os internos de um hospital são submetidos à dura rotina da prática médica, mostrando o quanto cada personagem se revela a si mesmo à medida em que aprende o ofício.

( ) Nietzsche: O trabalho é um instrumento de controle da individualidade. Para Alain, o trabalho dá aos homens uma nova identidade e os faz tomar consciência de suas capacidades.

(4) House: Para descobrir o que têm seus pacientes, Dr. House usa um método racional. A medicina é apenas um pretexto para que se coloque em cena a aventura da descoberta da verdade.

( ) Schopenhauer: Viver é, essencialmente, sofrer, já que a vida é atravessada por um desejo que não se completa, até porque, caso um desejo se realize, outro surgirá em seu lugar.

(5) Lost: Os personagens são colocados numa situação em que, suprimidas a sociedade civil e as instituições, entram em cena o individualismo e a fragilidade das associações entre os homens.

( ) Sócrates: O método dialético defende que uma resposta (ou hipótese) é verdadeira se resistir à sua refutação, ou seja, à contradição. Daí a importância das perguntas bem feitas.

(6) 24 Horas: Jack Bauer é um eficaz cumpridor do seu dever. Para salvar o povo norte-americano, não hesita em mentir, matar ou torturar suspeitos (mesmo que inocentes) e até colegas.

( ) Thomas Hobbes: O estado natural dos homens é um estado de liberdade que leva à guerra e à insegurança. Os laços sociais não são criados por afeto, mas para tornar possível a convivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com