TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia na história

Relatório de pesquisa: Filosofia na história. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

1) De acordo com o que foi visto no capitulo , que significa dizer que a filósofia está na história e tem uma história ?

R: Está na história: a filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos diante do que é novo e ainda não foi compreendido.

Tem uma história: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos prosseguem ou tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver ,seja aproveitando o passado o passado filófico , seja criticando-o e refutando-o .

2) Que ideias novas a patrística introduziu na filofia grega? Por que tais ideias são considerados dogmas?

R: A idéia da criação do mundo, do pecado original, de Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus, de juízo final ou de fim dos tempos e ressurreição dos mortos, etc. Precisou também explicar com o mal pode existir no mundo, já que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade. Introduziu, sobretudo com Santo Agostinho e Boécio, a idéia de “homem interior”, isto é, da consciência moral e do livre-arbítrio, pelo qual o homem se torna responsável pela existência do mal no mundo.

3)Qual a posição dos filósofos cristãos sobre as relações entre fé e razão ?

R:Arificar a fe e um dos principais problemas investigados pelos filosofos cristaos. Os problemas de base sao a imortalidade da alma, a liberdade. Os problemas imprecindiveis: Questoes logicas e epistemologicas, e divisao das ciencias. Os nao esenciais: Filosofia da natureza. A igreja ensina que nao ha conflito entre a fe e a razao, porque Deus eh quem nos revela o conteudo da fe, e ele mesmo eh o autor da razao. Se houvese contradicao entre as 2, haveria contradicao no proprio Deus. A fe e uma virtude sobrenatural intelectual praticada pela inteligencia, especificamente quando aceitamos o que Deus nos revelou, embora nao compreendamos. A fe sem a razao eh misticismo louco, e a razao sem a fe e racionalismo naturalista.

4)Quais os grandes temas da filosofia medieval ?

R:Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com