TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia positivista

Seminário: Filosofia positivista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Seminário  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

A palavra sociologia, antes usada como física social, foi inventada pelo francês, August Comte(1798-1857), aos 16 anos homem que viria a ser o pai e fundador da sociologia matriculou-se na escola Politécnica, então a escola mais considerada do país seus professores na maioria estudiosos de matemática e de física e velaram ao contrário do jovem Comte pouco interesse pelo estudo do assunto humano e da sociologia. Possuí como principais obras, “Curso de Filosofia Positiva” (1830-1842), “Discurso sobre o espírito positivo” (1848), “Discurso sobre o conjunto do Positivismo” (1851). A primeira obra mencionada será desenvolvida mais adiante, que tem como objetivo retratar as considerações gerais sobre a natureza e a importância da filosofia positivista.

I- A primeira lição vem colocar a finalidade do curso da filosofia positivista, que serão desenvolvidas em seguida trazendo a importância de cada uma delas.

II- Nosso conhecimento avança por meio de três estados históricos diferentes, sendo eles: estado teológico, estado metafisico e estado positivo. No estado teológico os fenômenos são apresentados como produzidos pela ação direta e continua de agentes sobrenaturais. Levando em considerações ao primeiro, o estado metafisico nada mais é do que substituição de forças abstratas. Contrariando o pensamento o pensamento dos dois primeiros estados, o estado positivo explica os realmente as relações estabelecidas entre diversos fenômenos particulares e fatos gerais.

III- Nesta lição será determinado com rigor o verdadeiro caráter da filosofia positiva, sendo que não existe lei única que não possa ser representada por qualquer outra pessoa, dominada por concepções teológicas. Uma outra discussão que até mesmo Bacon repete, é que, os conhecimentos são reais apenas se repousados sobre fatos observados, porem para entregarmos a observação, nosso espirito necessita de uma teoria qualquer. Atualmente é muito fácil perceber que para passar da filosofia provisória para a filosofia definitiva, o espirito humano necessita naturalmente adotar, como filosofia transitória, os métodos e as doutrinas metafisicas.

IV- A natureza da filosofia positiva, é um assunto que será tratado nesta quarta lição, sendo que esta, citada no primeiro momento, trata todos os fenômenos como sujeitos a leis naturais invariáveis. A filosofia positiva não tem o desejo de expor as causas geradoras dos fenômenos, e sim analisar com exatidão as circunstancias de sua produção, e vincula-las umas às outras. A lei newtoniana, explica os fenômenos gerais do universo, sendo que de um lado é mostrada os fatos astronômicos constituindo apenas um único e mesmo fato. Já do outro lado consideramos como conhecido, a gravidade dos corpos na superfície da terra.

V- Na quinta lição, é demonstrado a origem em que o espirito da filosofia positiva começa a se pronunciar, sendo há dois séculos, pela ação combinada dos preceitos de Bacon, das concepções de Descartes e das descobertas de Galileu, em oposição evidente ao espirito teológico e metafisico.

VI- A partir dessa época, a elevação da filosofia positiva e a decadência da filosofia metafisica e teológica, foram salientadas. Resta para a filosofia positiva uma grande operação cientifica a executar para dar a filosofia positiva esse caráter de universalidade indispensável à sua constituição definitiva. Temos como objetivo do curso de filosofia positiva terminar o sistema das ciências de observação, fundando a física social.

VII- O curso de filosofia positiva trata de considerar cada ciência fundamental em suas relações com o sistema positivo inteiro, e no que respeita ao espirito que caracteriza, a saber, sob a dupla relação de seus métodos essenciais e de seus resultados principais. Seria impossível imaginar o curso de filosofia positiva sem a fundação da física social.

VIII – Com a primeira visão de todo o espírito do curso de filosofia positiva. A última ordem será resumida à indicação de quatro propriedades fundamentais. O estudo da filosofia positiva fornece o único verdadeiro meio racional de por em evidencias as leis lógicas do espírito humano. As funções sobre o ponto de vista estático, só pode consistir na determinação das condições orgânicas de que dependem. A partir do ponto de vista dinâmico tudo se reduz a estudar a marcha efetiva do espírito humano em exercício, graças ao exame dos processos realmente empregados para obter os diversos conhecimentos exatos que já adquiriu o que constitui essencialmente o objeto geral da filosofia positiva. Com a observação de grandes fatos lógicos que atinge o conhecimento faz leis lógicas. A preponderância da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com