TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia processo de aprendizagem

Seminário: Filosofia processo de aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Seminário  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

O olhar, o respeito da individualidade de cada um, acreditar que todos são capazes de aprender, são ferramentas necessárias para se ser um professor, para o aprendizado e para o ensinar.

Primeiramente é preciso se recordar que antigamente o decorar fazia parte da educação e quase não se mostrava a individualidade.

O método rígido imposto, era seguido as rédeas.

Hoje com todas as mudanças, com todo desenvolvimento e com toda tecnologia, o ensinar, se torna mais complicado, mais intenso, não é um simples decorar, é um mostrar, um direcionar...

Pois é na escola, que acontece o processo de ensino- aprendizagem.

E a aprendizagem só acontece se houver o desejo do aluno de aprender, o interesse, o professor tem que tornar o estudo como objeto de desejo do aluno, para que ele possa se interessar e assim buscar mais informações.

É necessário que se tenha conhecimento, argumentos, o porque está passando aquilo e aonde se deseja chegar, quais as técnicas usar, métodos de passa lá e o mais importante, avaliar o aluno, ver a realidade individual de cada um, pois isso, faz muita diferença.

Cada aluno tem seu jeito, uns são mais maduros, crescem com incentivos, tem interesses, facilidades, porém, outros não; muito tem dificuldades de aprender, entender ou de conseguir se desenvolver.

É necessário usar a didática para saber como aproveitar da melhor forma e mostrar caminhos para ajudá-lo a se desenvolver, tem que se respeitar a bagagem cultural de cada um.

Um sujeito que sabe mais, media o aprendizado.

O papel do professor é possibilitar que o estudante possa ter acesso ao conhecimento, se o aluno escuta e concorda com o que você está falando é porque ele é capaz de pensar assim também.

Portanto, não há solução Universal para a educação e o nem o método certo de aprendizado, é preciso conhecer o aluno, para que você possa pensar a melhor forma de passar o seu conhecimento a ele, para que ele possa absorver o que foi dito e a partir daí possa pensar e desenvolver suas ideias trazendo assim o aprendizado.

O professor tem que estar à altura de sua tarefa, ele tem que respeitar a ideia de seus alunos, conversando, debatendo com eles, respeitando e aceitando as, assim estará o preparando para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com