TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofos Sigmund Freud

Seminário: Filosofos Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Seminário  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 13

Sigmund Freud.

Freud nasceu em 6 de maio de 1856 em Freiberg, na Moravia. Seu pai era comerciante e trabalhava com lãs. Sua mãe tinha imenso orgulho do primogênito, dedicando-lhe constante atenção e apoio.

Quando garoto, Freud sentia ao mesmo tempo medo e amor por seu pai. A mãe era protetora e carinhosa; com ela, o jovem tinha uma ligação de paixão. Esse medo do pai e atração sexual pela mãe foi que mais tarde, Freud chamou de complexo de Édipo.

Sigmund Freud ingressou no ensino médio um ano antes do usual e era considerado um aluno brilhante, formando-se com distinção aos 17 anos. Falava alemão e hebraico em casa, e na escola estudava latim, grego, francês e inglês. Exposto à teoria de Darwin, interessou-se pela visão científica do conhecimento, decidindo assim estudar medicina.

Durante a universidade, Sigmund Freud realizou experiências com cocaína, que naquela época não era substância proibida. Ficou entusiasmado com o seu efeito e disse que a droga amenizava a sua depressão e a indigestão crônica de que sofria.

Em 1900, Freud apresenta em um de seus livros a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se a três sistemas ou instâncias psíquicas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente.

Em suas investigações sobre as causas e o funcionamento das neuroses, Freud descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, na vida infantil.

• Fase oral: a zona de erotização é a boca;

• Fase anal: a zona de erotização é o ânus;

• Fase fálica: a zona de erotização é o órgão sexual;

• Período de latência: se prolonga até a puberdade;

• Fase genital: o objeto de erotização ou desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo, o outro.

Sigmund Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz conceitos de id, ego e superego para referir-se aos tr?ês sistemas de personalidade.

Freud contribuiu com a ciência do século XIX, com a psicanálise, ou seja, área de conhecimento que abrangia o estudo do inconsciente humano a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem. A contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo científico, a mente humana se tornou alvo de estudos e principalmente, graças às conclusões freudianas, o entendimentodo funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação entre corpo e mente. Freud buscou desde a fundamentação de sua teoria, relacionar o pensamento filosófico ao neurológico, ampliando as suas fontes de conhecimentos em grandes campos do saber. O pensamento freudiano se encontra vivo, justamente porque foi somente ele que teve a coragem de levar para dentro dos círculos intelectuais de um Europa mergulhada na Era Vitoriana, a questão da sexualidade em todos os seus sentidos e principalmente cogitar a inflûencia que os instintos sexuais atuam em nossos problemas, angústias, sonhos e comportamentos.

Jean Piaget.

Jean Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suiça, filho de uma família abastada e culta. Aos sete anos de idade, Piaget já revelava sua capacidade científica, e aos 10, publica um artigo sobre o Pardal Branco, na revista da Sociedade dos Amigos da Natureza de Nechâtel. Aos 11 anos, torna-se assessor do Museu de História Natural local de sua cidade natal.

Desde o ensino ginasial, Piaget mostrava-se interessado por filosofia e psicologia, mas é em biologia que ele seforma, no ano de 1915. Em 1918, defende sua tese de doutorado sobre moluscos e inicia, em Zurique, estudos sobre psicologia, especialmente sobre psicanálise.

No ano seguinte, ingressa na universidade de Paris, onde é convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil. Em 1921, passa a fazer pesquisas destinadas à formação de professores no Instituto Jean Jacques Rousseau, em Genebra. Em 1923, lança seu primeiro livro, intitulado A linguagem do pensamento da criança;

Em 1925, começa a lecionar psicologia, história da ciência e sociologia, na cidade de Nechâtel. Em 1929, passa a lecionar história do pensamento científico, em Genebra, e assume o Gabinete Internacional da Educação, dedicado à estudos pedagógicos. Na década de 30, escreve vários trabalhos sobre as fases do desenvolvimento por meio de observações diretas de seus filhos.

Na década de 40, Piaget torna-se sucessor de Claperède e assume como professor-diretor, o Laboratório de Psicologia.

Em 1941, com a colaboração de alguns pesquisadores, publica trabalhos sobre a formação de conceitos matemáticos e físicos. Em 1946, participa da constituição da UNESCO, tornando-se membro do Conselho Executivo e assumindo, diversas vezes, a subdireção geral do Departamento de Educação. Nos anos 50, publica a Epistemologia Genética, sua primeira tese sobre teoria do conhecimento. Em 1955, assume o lugar do filósofo Merleau-Ponty, lecionando na universidade de Sorbonne Paris. No mesmo ano, na cidade de Genebra, Piaget funda o Centro Internacional de Epistemologia Genética, destinado à pesquisas interdisciplinares sobre a formação da inteligência.

Jean Piaget construiu uma teoria pedagógica fundada no estudo da evolução do pensamento até a adolescência, procurou entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Investigou o processo de construção do conhecimento.

A partir de todo este conhecimento, revolucionou a maneira de pensar com relação às crianças. Até então a teoria pedagógica tradicional afirmava que as crianças eram “caixas vazias” esperando que os adultos depositassem conhecimento. Com a teoria de Piaget, as crianças passam a construir seu mundo de acordo com o que lhes é oferecido, criando e testando suas teorias.

Jean Piaget ofereceu uma teoria interacionista em contraposição à sua teoria comportamentalista que existia na época.

Com base na teoria de Piaget a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação. Jean Piaget, dividiu o desenvolvimento da criança em etapas que devem ser respeitadas para um trabalho mais eficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com