TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filósofos Na Administração

Casos: Filósofos Na Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 10

Platão

Este importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).

Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.

Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia. Suas obras mais importantes e conhecidas são: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.

Aristóteles

Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.

O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.

Francis Bacon

Filósofo-cientista inglês nascido em York House, Londres, o mais jovem filho de Sir Nicholas Bacon e conhecido como o profeta da era industrial e considerado o precursor do empirismo moderno. Estudou em Cambridge e formou-se no Gray's Inn (1576) onde obteve uma formação para a vida política, na qual alcançou posições elevadas. Foi eleito para a Câmara dos Comuns (1584), foi procurador-geral (1607), fiscal-geral (1613), guarda do selo (1617) e grande chanceler (1618). Foi sagrado por James I cavaleiro (1603), barão de Verulam (1618) e visconde de Saint Albans (1621), porém foi acusado de corrupção, condenado ao pagamento de pesada multa e proibido de exercer cargos públicos e morreu em Londres.

Escritor notável, cujos Essayes (1597, 1612, 1625) são os primeiros modelos da prosa inglesa moderna, paralelamente à atividade política, elaborou uma importante obra filosófica, recolhida em textos como The Advancement of Learning (1605), Novum organum (1620) e De dignitate et augmentis scientiarum (1623), partes da ambiciosa e inacabada Instauratio magna, com a qual pretendia criar uma nova ciência, capaz de restaurar o saber, infecundo e falso em pensadores precedentes. Seus trabalhos estimularam a fundação da Royal Society de Londres, sob o reinado de Carlos II. Na hidráulica é-lhe creditada a primeira prova experimental da compressibilidade da água e em relação a sistemas de abastecimento escreveu sobre coagulação, clarificação e filtração.

René Descartes

A personalidade de Descartes marca a decisiva viragem do Renascimento para a idade moderna, Os temas fundamentais da filosofia do Renascimento, o reconhecimento da subjectividade humana e a exigência de aprofundá-la e esclarecê-la com um retorno a si mesma, o reconhecimento da relação do homem com o mundo e a exigência de a resolver em favor do homem, tornam-se, na filosofia de Descartes, os termos de um novo problema em que são envolvidos a um tempo o homem como sujeito e o mundo objetivo.

Renê Descartes nasceu a 31 de Março de 1596 em Haia, na Touraine. Foi educado no colégio dos Jesuítas em La nèche, onde permaneceu de 1604 a 1612. Os estudos que fez neste período foram por ele próprio submetidos a crítica na primeira parte do Discurso: eles não bastaram para lhe dar uma orientação segura e revelaram-lhe a profunda vacuidade da cultura escolástica da época. Em 1618 alistou-se nos exércitos do príncipe de Nassau, que participou na Guerra dos Trinta Anos. Era um costume militar da época deixar aos jovens ampla liberdade, e Descartes pode viajar por toda a Europa, dedicando-se aos estudos de matemática e de física e continuando a procurar o fundamento seguro de todo o saber humano. Encorajado pelo seu amigo Chanut, embaixador de França junto da rainha, Descartes partiu para a Suécia, depois de ter mandado para o prelo o manuscrito da sua última obra As Paixões da Alma (1649). A rainha Cristina gostava de ter as suas conversações com Descartes às cinco da manhã; uma manhã de Fevereiro de 1650, o filósofo, ao deixar a corte, apanhou uma pneumonia que, após uma semana de delírio e de sofrimentos, lhe foi fatal.

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes nasceu em Westport, Inglaterra, em 5 de abril de 1588. Graduou-se em Oxford em 1608 e tornou-se preceptor do filho de Lord Cavendish, com quem viajou para a França e para a Itália. No continente europeu, onde esteve outras vezes, tomou contato com as descobertas de Johann Kepler e Galileu sobre os movimentos planetários e com importantes pensadores, o que estimulou seu interesse pela ciência e pela filosofia.

De volta à Inglaterra em 1637, Hobbes trocou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com