TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Foda-se

Artigos Científicos: Foda-se. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  1.911 Visualizações

Página 1 de 2

hecido”.

16. Resuma os principais traços do pensamento de Parmênides tomando como referência a oposição entre realidade e aparência. O Ser é, diz Parmênides. Com isso, pretendeu dizer que o Ser é sempre idêntico a si mesmo, imutável, eterno, imperecível, invisível aos nossos sentidos e visível apenas para o pensamento. Foi Parmênides o primeiro a dizer que a aparência sensível das coisas da natureza não possui realidade, não existe real e verdadeiramente, não é. A filosofia é chamada por Parmênides de “a Via da Verdade”, que nega realidade e conhecimento à “Via de Opinião”, pois esta de ocupa com as aparências, com o Não Ser.

17. Por que Parmênides criticou a cosmologia e o devir e com essa critica deu origem ao que viria a ser a ontologia ou metafísica? Parmênides tornou a cosmologia impossível ao afirmar que o pensamento verdadeiro exige a identidade, a não transformação e a não contradição do Ser. Considerando a mudança de uma coisa em outra contrária como Não Ser, Parmênides também afirmava que o Ser não muda por que não tem como nem por que mudar e não tem no que mudar, pois, se mudasse, deixaria de ser o Se, tornando-se contrário de si mesmo, o Não Ser. Como consequência, mostrou que o pensamento verdadeiro não adFODASEmite a multiplicidade ou pluralidade de seres e que o Ser é uno e único.

18. Explique como e por que Parmênides diferencia entre perceber e pensar. O que Parmênides afirmava era a diferença entre pensar e perceber. Percebemos a natureza na mulFODASEtiplicidade e na mutualidade das coisas se transformam umas nas outras e se ornam contrárias a si mesmas. Mas pensamos o Ser, isto é, a identidade, a unidade, a imutabilidade e a eteFODASErnidade daquilo que é em si mesmo. Perceber é ver as aparências. Pensar é contemplar o Ser.

19. Explique a divisão platônica entre mundo sensível e mundo inteligível. A ontologia platônica introduz uma divisão no mundo, afirmando a existência de dois mundos inteiramente diferentes e separados: o mundo sensível da mudança, da aparência, do devir dos contrários, e o mundo inteligível da identidade, da permanência, da verdade, conhecida pelo intelecto puro, sem nenhuma interferência dos sentidos e das opiniões. O pFodaserimeiro é o mundo das coisas. O segundo, o mundo das ideias ou das essências verdadeiras. O mundo das ideias ou das essências é o mundo do Ser; o mundo sensível das coisas ou aparências é o mundo do não Ser. O mundo sensível é uma sombra, uma cópia deformada ou imperfeita do mundo inteligível das ideias ou essências.

20. Qual a principal diferença entre o pensamento de Platão e o de Parmênides? Para Parmênides o mundo sensívFODASEel das aparências é o Não Ser em sentido forte, isto é, não existe, não tem realidade nenhuma, é o nada. Para Platão, porém, o Não Ser não é o puro nada. Ele é alguma FODASEcoisa. O Não Ser é um falso ser, uma sombra do Ser verdadeiro. O Não Ser é o sensível.

Cap 20:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com