TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordismo x Toyotismo

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Fordismo X Toyotismo

O Fordismo é um sistema de produção com o qual a industria e o processo de trabalho consolidaram-se,caracterizando pela produção em massa em um sistema através da linha de montagem e produtos homogêneos.Acreditava-se que o importante era produzir cada vez mais sem pensar nas necessidades do mercado.

No fordismo ocorria o acontecimento dos gestos repetitivos  entre os trabalhadores pois cada trabalhador havia uma tarefa especifica  e teria que executa-la de acordo com o  ritmo da máquina.

Neste sistema  o objetivo era minimizar os custos e baratear o produto.

Toyotismo

No Toyotismo o objetivo é produzir somente o necessário e produzir em melhor tempo.Sua produção é diversificada,variada,conduzida pela demanda e é pronta para suprir o consumo assim  sustentando em um sistema flexível  onde um operário opera varias maquinas  e também produz somente o necessário,obedecendo a demanda do mercado.Assim  o aumento de lucro era encontrado a partir das necessidades do mercado.A Toyota visava ao maximo evitar o desperdício e o risco de obter estoques.

No Toyotismo   havia o sistema de Just in time  onde indica que deveria haver o melhor  o aproveitamento do tempo de produção .

 Havia um numero mínimo de trabalhadores ampliando-os através de horas extras,trabalhadores temporários ou dependendo da condição do mercado. Eles eram especializados em  variadas tarefas e eram remunerados de acordo com a produtividade.

-.-

Trab em equipe

Diferença

fordismo

toyotismo

Produção em massa

Produção do que era demandado

Um homem/uma maquina

Operário opera varias maquinas

Verticalização fordista

horizontalizaçao

Trabalho repetitivo

Enriquecimento de tarefas

Visão voltada pra a empresa

Visão direcionada a demanda do mercado

Sistema inflexivel

Sistema flexivel

padronizaçao

variedade

diferença

O foco do toyotismo  era ao controle da quantidade,a diminuição do desperdício e produção do que é o necessário,já o foco do fordismo é a produção em massa em um repetitivo processo produtivo.

O trabalhador fordista  repetia gestos com a maquina,enquanto o trabalhador toyotista trabalhava em equipes.

No fordismo a produção é em massa havendo estoques, já no toyotismo a produção é variada,diversificada e pronta para suprir o consumo e a demanda do mercado.

No Toyotismo havia a diversidade de produtos já no fordismo não havia.

O processo produtivo flexível ocorria no Toyotismo que permita a um operário operar com várias máquinas rompendo-se com a relação um homem/uma máquina que focalizava o fordismo.

Na verticalização fordista,ocorreu uma integração vertical, à medida que as montadoras ampliaram as áreas de atuação produtiva, já no toyotismo tem-se uma horizontalização, reduzindo-se o âmbito de produção da montadora e estendendo-se a terceirizaçao..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com