TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo, Fordismo e Toyotismo - Resumo

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus Leopoldina

Trabalho de Sociologia – 3º Bimestre

Professor: Harley                                  Data de entrega: 06/09/18

Aluno: Adriel Pereira Bueno

Defina as formas de gestão/controle do trabalho (taylorismo, fordismo, toyotismo) e definindo também as formas de Estado (bem-estar-social e neoliberal).

Taylorismo

                Como o capitalismo necessita “dominar e disciplinar” o trabalhador, pois só assim ele obterá o lucro com a mão de obra, fazendo-o mais eficiente possível, no final do século XIX, começou a serem criados métodos para alcançar esse objetivo, onde o pioneiro desses métodos foi o Frederick Winslow Taylor, que desenvolveu a ideia de gerência científica.

                Taylor queria organizar o trabalho, aumentar a eficiência das empresas, por isso propôs uma gerência cientifica do trabalho, ou seja, um “empenho no sentido de aplicar os métodos científicos aos problemas complexos e crescentes do controle do trabalho nas empresas capitalistas em rápida expansão” (Braverman,1987: 82). Dando origem ao Taylorismo, várias práticas rígidas foram sido tomadas, pois Taylor conseguiu visualizar que o trabalhador tinha mais conhecimento do que as pessoas que faziam a gestão do trabalho, logo podiam facilmente “fazer cera” sem serem penalizados, além disso, o principal fator no meio de trabalho era o tempo, pois aumentando a eficácia, logo seria exercido mais trabalho em menos tempo, fazendo aumentar assim a produção e por consequência o lucro. Então todos os movimentos começaram a ser calculados e cronometrados, para que assim os trabalhadores passassem a produzir mais.

Fordismo

                Enquanto Taylor queria diminuir o tempo de transição do trabalhador dentro da fábrica, Ford conseguiu achar uma maneira deixa-lo fixo através da implementação da esteira. Dessa maneira a produção deu um salto enorme, pois o trabalhador não precisava mais ir até o trabalho, o trabalho vinha até ele, e o fato de ser uma esteira automática o limitava de fazer cera, pois se não executasse o trabalho seria muito visível para quem estava gerenciando.

                Porém o Fordismo não inovou nos métodos apenas no espaço físico, mas também psicológico. Enquanto Taylor queria dominar, Ford pretendia conquistar, persuadir e mudar o social do trabalhador, variáveis que levaria ainda mais o crescimento da produção. Então para conquistar os trabalhadores que não eram adeptos à mudança, Ford aumentou seus salários, além disso, conseguiu o apoio do Estado para garantir o direito dos trabalhadores com políticas públicas e sociais, além do investimento na saúde, esporte e lazer; o Estado do bem-estar social. Dessa forma o espaço entre a classe trabalhadora e capitalista foi diminuído, permitindo que os trabalhadores fossem não simplesmente dominados, mas sim dirigidos a um fim: produzir com eficácia. E por fim, para garantir total desempenho, as empresas começaram a monitorar os trabalhadores fora do período de trabalho, até na área sexual e, principalmente, no alcoolismo, pois se os trabalhadores extrapolassem nessas distrações, poderiam simplesmente comprometer seu desempenho no dia seguinte ao trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com