TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de crianças e jovens

Resenha: Formação de crianças e jovens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Após a leitura do capítulo A Interação professor-aluno, do livro Curso de Didática Geral, com autoria de Regina Célia C. Haydt. É retratada a importância da interação social como formadora da personalidade. A interação professor-aluno, sendo chave principal o dialogo, tornando possível a transmissão não somente de conhecimentos em forma de informações e conceitos, mas também como ideias, valores e princípios da vida, auxiliando na formação da personalidade do aluno.

A formação de crianças e jovens se dá por meio da interação com a sociedade, no âmbito escolar, essa formação se da pela interação aluno-aluno e professor-aluno, onde desenvolvem hábitos, atitudes de convívio social e assimilam valores. Essas interações possuem funções educativas, pois é convivendo com seus semelhantes que o ser humano é educado e educa independente se a educação for escolar ou do “mundo”.

No momento em que o professor entende que é um educador, sua relação com o aluno é modificada. Partindo dessa ideia o pedagogo introduz seus valores e princípios de vida em sala de aula, adaptando-se as mudanças e necessidades dos alunos. Nessa relação, o professor estimula e ativa o interesse do aluno, orientando-o para o aprendizado, para que o mesmo consiga construir sue conhecimento.

Tendo em mente que o aluno não é o único que irá aprender, aceitando seus conhecimentos, valores e habilidades que o aluno já trás de seu ambiente familiar, é por meio do dialogo que juntos constroem o conhecimento. “Talvez seja por isso que Guimarães Rosa tenha escrito em seu livro Grande sertão: veredas, que “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”“.¹

Para que essa interação ocorra, o professor necessita ter um comportamento que torne a sala de aula acolhedora, de participação e interação, levando o aluno a pensar de forma crítica o conteúdo estudado, aguçando a curiosidade, inovando na forma de ensino, utilizando métodos que estimule a participação, manter a disciplina na sala de aula de forma que o aluno não a ache cansativa e desmotivadora. Deste modo o professor tende a incentiva-lo a aprender, não motiva-lo, já que a motivação é um fenômeno pessoal dependendo da experiência de cada aluno.

A partir da leitura do texto de Regina Célia C. Haydt, concluímos que a interação social é muito importante na formação da personalidade do aluno, como momentos divertidos em sala, podendo modificar o pensamento do mesmo no futuro. Essa interação se dá principalmente pelo dialogo, já que é a forma mais comum de expressão. É nessa interação que o aluno em discussão com o professor consegue concluir uma ideia, utilizando os próprios conhecimentos de vida em conjunto com os ensinamentos do professor. Essa interação só é possível quando o pedagogo consegue atrair a atenção do aluno, sendo incentivador e orientador, conduzindo o aluno a construir o próprio conhecimento. Atualmente esses métodos de ensino que foram aperfeiçoados ao longo de anos de estudo, priorizam a interação do aluno em sala, de modo fácil e eficaz fazendo com que a aula não fique cansativa e maçante como antigamente, tornando a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, para que o mesmo coloque em prática o que foi aprendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com