TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulário Para Elaboração da Atividade Online

Por:   •  18/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 7

Formulário para elaboração da Atividade Online – AO 03

Fichamento – Envio de tarefa

Reservamos aqui o foco para as filosofias antiga, medieval e moderna. A feitura do fichamento deverá responder às seguintes questões: quais os acontecimentos de vulto marcam cada período? Quais os principais pensadores que se destacaram e a síntese de suas ideias?

Para melhor estética deste estudo apresentamos como suporte o modelo de fichamento a seguir. Reproduza-o para editar seu trabalho. Antes porém, saiba em https://www.youtube.com/watch?v=dWMqyP4wEPM informações e outras interessantes orientações para suporte desse exercício.

FICHAMENTO: O que é? Conforme aponta o professor e pesquisador Antônio Joaquim Severino é um método de estudo pessoal e individualizado, que registra e organiza em fichas a leitura e as principais ideias de um texto, vídeo ou qualquer outro material bibliográfico. Pode ser utilizado para: identificar diferentes obras; conhecer seu conteúdo; fazer citação; analisar diferentes materiais; elaborar críticas; auxiliar e embasar a produção de textos.

Com se faz?

(Siga o modelo)

Bons estudos!

[pic 2]

Atividade Online 03

Aluno: Danila Rayla Lima Ferreira

Disciplina: Filosofia e Ética

Professor: Valto Elias de Lima

FICHAMENTO

Tipo: Artigo

Assunto / Tema: Convite à filosofia

Referência bibliográfica: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13ª ed., São Paulo: Ática, 2008 (págs. 38-58).

Resumo / conteúdo que interessa:

Filosofia pode ser explicada por seu objetivo e por seu método. O objetivo da filosofia é conceitual; a filosofia trabalha com conceitos que utilizamos em nosso dia-a-dia, que utilizamos nas ciências, nas artes, mas a respeito dos quais nunca pensamos. Os quatro grandes períodos da Filosofia grega, nos quais seus conteúdo muda e se enriquece. 1° Período pré-socrático ou Cosmológico, 2° Período socrático ou Antropólogo, 4° Período sistemático e o 4° Período Helenístico ou Greco Romano. Sócrates e Atenas foram referencias nos dois primeiros períodos. Período pré-socrático ou cosmológico. Os principais filosóficos pré-socráticos foram: Filósofos da escola Jônica: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Éfeso. Filósofos da escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolaus de Crotona e Árquitas de Tarento. Filósofos da escola Itálica Eleatra: Parmênides de Eleía e Zenão de Eleía. Filósofos da escola da Pluralidade: Empédocles de Agigento, Anaxágoras de Clazômena, Lucipo de Abdara e Demócrito de Abdara. As principais características da cosmologia são: Explicação recional e sistemática sobre a origem; Busca o principio natural, eterno, impecável e imortal; Principio ou o elemento primordial eterno. Na Grécia desenvolveram as cidades, o comercio, artesanato, artes militares. Atenas se tornou o centro da vida social, política e cultural, conhecido como século de Péricles.

 Nasceu a democracia, afirmava-se em primeiro lugar a igualdade de todos os homens adultos perante as leis, em segundo lugar a democracia sendo direta e não por eleição de representantes. Homero, Píndaro e Hesíodo afirmavam que o homem ideal ou perfeito era o guerreiro belo e bom. Surgiu na Grécia os Sofistas que são os primeiros filosóficos do período filósofos do período socrático, os mais importantes foram Pitágoras e Abdara, Górgias de Leontini e Isócrates de Atena.  Platão foi o mais importante aluno e discípulo de Sócrates. Aristóteles distingue e classifica todos os saberes científicos, tendo como critério  a distinção entre ação e contemplação. Campos do saber: ciências produtiva, ciências teorética ou contemplativa, metafísica, teologia, ontologia. Período Helenístico, filosofia antiga, quando a polis grega desapareceu como centro político deixando de ser a referencia principal dos filósofos, quando a Grécia se encontra sob o poder do Império Romano.

A filosofia está na historia e tem uma historia, as respostas, as soluções e as novas perguntas, e exprime problemas e questões. No século XVIII surgiu a filosofia da arte ou estética, no século XIX a filosofia na historia, e no século XX a filosofia da linguagem, no século XVIII a filosofia se desliga da biologia, a Física e a química, no século XX as chamadas ciências humanas (psicologia, antropologia e historia). Pelo fato de estar na historia a filosofia costuma ser apresentada em grandes períodos que acompanham, as vezes de maneira mais distantes, os períodos em que os historiadores dividem a historia da sociedade ocidental. Compreende os quatro grandes períodos da Filosofia Greco-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico. Começa com as Epistolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina século VIII, quando teve inicio a Filosofia medieval, conhecida como Patrística. Período em a Igreja Romana dominava a Europa ungia e coroava reis, abrangia os pensadores europeus, árabes e judeus. Ceticismo é a atitude filosófica que devido á capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o homem. Filosofia da ilustração oi iluminismo, conhecido como poderes da razão chamado de “As luzes” por isso é chamado de iluminismo.

 O mais complexo e difícil de definir, pois as diferenças entre as varias filosofias ou posições filosóficas nos parecem muito grandes. Os seres humanos, as sociedades, as ciências, as artes e a técnica melhoram com o passar do tempo, acumulam conhecimento e praticas, aperfeiçoando-se cada vez mais, de modo que o presente é melhor e superior. No século XIX a filosofia afirmava a confiança plena e total no saber cientifico e na tecnologia para dominar e controlar a natureza, a sociedade e os indivíduos. Apostou nas idéias políticas revolucionarias, anarquismo, socialismo, comunismo, que criaram uma sociedade nova, justa e feliz. No século XIX descobriram a cultura como o modo próprio e especifico da existência dos seres humanos. A cultura é a criação coletiva de idéias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto, falso ou verdadeiro, o puro ou impuro, o possível e o impossível, o inevitável e o casual, o sagrado e o profano, e espaço e o tempo. No século XIX o otimismo cientifico e técnico levou a filosofia a supor que, o futuro, só haveria ciências, e que todos os conhecimentos e todas as explicações seriam dados por elas.A filosofia poderia desaparecer, não tendo motivo para existir. Marx descobriu a ideologia, ilusão de estarmos pensando com nossa própria cabeça e agindo por nossa própria vontade de modo racional e livre. Freud descobriu o inconsciente, mostrou que os seres humanos tem a ilusão de que tudo que pensam, fazem, sentem e desejam tudo quanto dizem ou calam estaria sob o pleno controle de nossa consciência. O existencialismo definiu o homem como “ um ser para morte”. Desde os anos 1980 terminou a modernidade e surgiu a pós-modernidade, modernidade é o conjunto de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (109.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com