TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historicos

Trabalho Universitário: Fundamentos Historicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

TEMPOS Modernos. Charlis Chaplin - Modern times (1936).

Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram visto como “objetos”, pois a única coisa que realmente importava,era o lucro; O filme retrata exatamente esta realidade em diversos momentos, como, por exemplo, no tempo de almoço dos trabalhadores, que era visto como prejuízo. As empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo, como retratado no filme, sempre visando ao lucro, acima de tudo os trabalhadores enfrentavam uma carga horária de trabalho absurda, praticamente o dobro dos dias de hoje e não tinha os seus direitos garantidos por lei. O filme trás serias criticas a este sistema. A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho por uma carga horária menor. Vale ressaltar aqui a critica com a relação à exploração ao trabalhador. No caso em que um operário trabalha muito para fabricar um eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele consegue ganhar no mês, nem poderá comprar o mesmo. O filme caracterizou de forma brilhante um período histórico marcado pelo desemprego em massa e a queda acentuada do PIB, em decorrência de declinação da produção industrial e dos preços.

O filme também retrata das desigualdades entre a vida dos pobres, sem representar com tudo diferenças nas perspectivas de vidas de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo o conforto e diversão para a burguesia.

Questão Social no Brasil

Questão social no Brasil – É um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade, Surgiu no século XIX na Europa, iniciou a formulação de políticas publicas em beneficio da classe operaria. A questão social insere-se no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora, com a consolidação e expansão do capitalismo desde o inicio do século 19, bem como o quadro da luta políticas publicas, correspondentes além dos espaços das organizações e movimento por cidadania social.

A questão social é muitas vezes vistas como o objeto do serviço social. O conceito de relação social esta relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma de como uma riqueza de uma sociedade é produzida e repartida. Assim o capitalismo da origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do serviço social.

Contudo, tendo em conta a amplitude do conceito da questão social, existe um debate, se a questão social pode ser objeto de uma só profissão, neste caso um assistente social. Assim sendo para ver a questão social como objeto do serviço social, é preciso fazer uma das duas coisas: ou se rejeita a amplitude conceitual da questão social, ou o serviço social volta a ter uma função de atuar nas variações e mudanças da sociedade.

Varias profissões podem estar diretamente ligada a questão social, como médicos, engenheiros, advogados, por esse motivo definir um objeto do serviço social é difícil.

Se o serviço social é visto como uma profissão legitima na sociedade, ela representara uma elevadíssima função social. O Serviço Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com