TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Quântica

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Amazonas (UFAM) CURSO: Psicologia

COMPONENTE: Introdução à Filosofia PROFESSORA: Jeane Torres

ACADÊMICO(A): MYRLEN SILVA DE ABREU

PROVA

Responda as questões abaixo, conforme as orientações solicitadas em cada questão. Você deve criar o tema das suas dissertações a partir do conteúdo solicitado, sua resposta deve ser elaborada em forma de texto dissertativo, contendo no mínimo 25 linhas e no máximo 35 linhas.

1 – (5 pontos) Com base no estudo do texto “As idéias movem o mundo” de Mendonça, e as reflexões filosóficas do pensamento clássico (filosofia antiga) apresentadas por Danilo Marcondes, faça uma dissertação sobre a natureza humana com ênfase nas dimensões da racionalidade, experiência e sentimentos.

Nós sempre estamos em busca de respostas para os vários “porquês”, queremos descobrir o novo, aquilo que é desconhecido aos nossos olhos, ou encontrar novas respostas para situações que antes passavam despercebidas e é disso que se trata a Filosofia, uma ciência que é incessante na busca pelo novo.

Ao iniciar a leitura do texto do escritor Mendonça, entendemos melhor o termo “idéia” e como ela pode mudar uma realidade, transformando o que parecia intocável e criar uma nova conotação. A Idade Média foi ápice do poder que a Igreja nos mais diversos contextos, tanto político, como social, tudo era explicado por meio da religiosidade. Porém, ao entrarmos em um contexto de inúmeras revoluções que mudaram o pensamento de muitos, passamos a reivindicar o nosso poder de pensar e ter um campo de visão maior, nos distanciando dos velhos dogmas. Iniciar uma nova forma de pensar é ser racional, ampliar seu modo de olhar o mundo e as pessoas que nele habitam. O mais importante de se pensar racionalmente, é ter a possibilidade de provar, ou melhor, argumentar sobre o que acreditamos, nos posicionar de forma correta, saber explicar nossos pensamentos, teses, ter um olhar crítico e sem ideais preconcebidas.

O sentimento é uma ação das nossas ideias, logo, assim que mudamos nossas ideias, nossos sentimentos acompanham a mudança. Só podemos desenvolver sentimento, se de alguma forma é ter a mínima ideia do que esta sendo exposto. Portanto, se eu achar o preconceito uma erva daninha da sociedade e não concordar com nenhum tipo de discriminação, terei um sentimento de revolta quando presenciar um momento como esse. Nossos sentimentos são o espelho das nossas ideias e pensamentos, ambos andam lado a lado.

Outro ponto que Mendonça destaca, é a forma mecânica como o homem atual se comporta em meio a tantas formas de tecnologia que o fazem diminuir a procura por respostas amplas e não pragmáticas, fazendo uso de objetos que diminuem seu trabalho, perdendo assim, a chamada contemplação, uma forma de se abster das realidades mecanizadas, ter essa contemplação é ser mais claro sobre a sua realidade, ajuda o indivíduo a ficar distante dos preconceitos da sociedade.

Portanto, a Filosofia é o “órgão” essencial para uma sociedade, é por meio da reflexão que iniciamos o poder de pensar em uma transformação sem si ou no mundo. A Sociedade passou por diversas transformações, a Filosofia é o ponto de partida para entendê-las, não que tivesse todas as respostas, mas procura encontrá-las e usar sua sabedoria para ajudar a população em geral.

2 – (5 pontos) Com base no estudo do texto “Realidade, ou alucinação coerente” de Mendonça, e os argumentos da física quântica apresentados no filme “Quem Somos Nós”, disserte sobre as relações humana consigo mesmo (mente), com a sociedade e o mundo em que vivemos, dando ênfase as contingências e possibilidade da vida humana.

Somos seres pensantes, nosso conhecimento é observável, descritivo, mas isso não quer dizer que somos donos da verdade absoluta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com