TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Filosofia

Artigo: História Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a idéia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

Filosofia Antiga (do Século VI a. C até o Século V d. C.)

Admitem-se em três fases nas história da filosofia Antiga, que aconteceram, sobretudo em Atenas e, depois em Roma:

o período pré-socrático ou cosmológico, em que a filosofia se ocupa principalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza;

o período socrático ou antropológico, ocorrido entre o final do Século V até o final do Século IV a.C.,cujas figuras principais são Sócrates, Platão e Aristóteles, em que o objeto de estudo da filosofia passa a ser o homem, sua vida política e moral, e sua capacidade de conhecer as coisas; e

o período helenístico ou greco-romano, entre o final do Século III a. C até o Século II d. C, quando começa a consolidar-se a supremacia da visão cristã, sobretudo com o pensamento de Santo Agostinho. Neste período, deixa-se de acreditar em soluções mais coletivas para a vida humana e se começa a introduzir uma saída individual, consolidando-se uma nova ética e uma política que deixa de ser vista como boa. É o período em que predominam as doutrinas dos estoicos, dos epicuristas e dos céticos. Neste período, as doutrinas filosóficas helenísticas deixaram de ter sua sede em Atenas, e Roma passara a ser o lugar em que tais doutrinas continuaram consolidando-se e modificando-se.

Filosofia Medieval (do Século V d. C. até o SéculoXIV ou XV)

A Filosofia Medieval inclui pensadores europeus, árabes e judeus. É o período de cerca de mil anos em que predomina a Igreja Católica Romana, e se criam, ao lado das catedrais, as primeiras Universidades, cujo curso principal era a Teologia, sendo a Filosofia uma “serva da Teologia”.

Antes de mais lembremos que o Cristianismo nasceu no Oriente, e depois começa a difundir-se pelo Ocidente, a começar por Atenas e continuando por Roma. A figura mais importante para a difusão da doutrina de Jesus Cristo no mundo greco-romano é Paulo de Tarso. Basta lermos uma passagem de um texto clássico, como os Atos dos Apóstolos, que narra o encontro de São Paulo com os atenienses (At. 17, 16-23).

Nos primeiros séculos, ainda considerados como parte da antiguidade, foi Platão que manteve uma hegemonia teórica dentro do Cristianismo; bem mais tarde, a partir do séc. XII, o filósofo grego que marcou o pensamento cristão foi Aristóteles, que no início era rejeitado por ser considerado materialista demais.

Podemos dizer, portanto, que as características principais da Filosofia Medieval são as que seguem:

- a estreita relação entre filosofia e religião, ou melhor, entre filosofia e teologia; e

- a forte presença de Aristóteles em todos os campos do pensamento teórico (lógica, ética, metafísica), o que

ocorreu depois da influência inicial da obra de Platão. A influência de Aristóteles foi consagrada pela presença do grande pensador cristão, que é Santo Tomás de Aquino (1225-1274), cujo tema maior foi defender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com