TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Seminário: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Seminário  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

FILOSOFIA

1. INTRODUÇÃO A FILOSOFIA

1.1. O que é filosofia

- Filosofia, amizade ao saber segundo a epistemologia do termo. No entanto, na historia da filosofia, o termo foi utilizado para designar a totalidade do saber, a ciência em geral, sendo a metafisica a ciência dos primeiros princípios.

Filosofia no período medieval- teológica

Filosofia na modernidade – fundamentada na ciência e no homem para justificar o principio;

Filosofia critica – a partir do iluminismo, papel crítico;

Contemporânea- raízes no ceticismo, que ao duvidar da ciência atribui a filosofia um papel quase exclusivamente questionador;

• Escola jônica – interesse pelos elementos da natureza (physis)

• Escola italiana – visão do mundo mais abstrata, visão metafisica. Pitágoras, Parmênides, Zenão, Melisso de Samos etc... Pertencem a essa escola os Pitágoras ou pitagorismo, escola eleática.

• Segunda fase do pensamento pré-socrático

A escola atomista

HELENISMO E SUAS PRINCIPAIS CORRENTES: ESTOICISMO, EPICURISMO E O CETICISMO.

Helenismo: influencia da cultura grega em toda a região do mediterrâneo oriental e do oriente próximo.

ESTOICISMO: Concebe a filosofia de forma sistemática e composta por três elementos: a física, a lógica e a ética. A ética seria a de maior importância. E para eles três virtudes bastam: A coragem para saber o que temer ou não; a inteligência pra definir o que é o bem ou mal; e a justiça para dar o que cada um merece. A felicidade consiste na tranquilidade, alcançamos esse estado, aceitando a realidade e o curso dos acontecimentos.

EPICURISMO: Valorizam a experiência imediata na teoria do conhecimento. Seu principio básico era a felicidade, obtida pela tranquilidade. O caminho para chegar a essa felicidade divergia dos estoicos, pois, para os epicuristas o caminho, dá evasão aos prazeres, mas, de maneira moderada.

CETICISMO: Dúvida dos fatos e procura um significado.

1.2. A importância da filosofia – conhecimento filosófico:

1.3. Campos de investigação da filosofia

1.3.1. LÓGICA – Estudo dos métodos e princípios da argumentação. Premissas e conclusões. Termo – conceito. Proposição é o juízo. Qualidade: afirmativas ou negativas; quantidade: particulares ou gerais. Falácias- raciocínio incorreto. Lógica pós Aristotélica – não tem muitas mudanças, somente com Bacon na idade moderna, onde ele ira propor um novo organum, que trata da lógica em termos mais técnicos, experiência e observação dos fatos. Século XIX foi fundada a lógica simbólica – preceitos matemáticos, envolvendo tabela de verdade, representantes dessa lógica – Frege, Russell. Tal lógica vem aumentando com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

1.3.2. METAFÍSICA – aquilo que está além da física, que a transcende. Tradição clássica e escolástica a metafisica tem um papel central, de ontologia, o tratado do ser enquanto ser. Na filosofia moderna, a metafisica perde o papel central, as questões passam a ser tratadas logicamente e não mais ontologicamente.

1.3.3. TEORIA DO CONHECIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com