TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Da Globalização Na Sociedade

Monografias: Impactos Da Globalização Na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  1.796 Visualizações

Página 1 de 5

Os Impactos da Globalização

Introdução

O mundo começou a ficar globalizado no início dos anos 80, quando a tecnologia de informática se associava a tecnologia de telecomunicações e com a queda das barreiras comerciais. Existe uma interligação acelerada dos mercados internacionais, possibilitando movimentar grandes quantias de valores em segundos, é o que chamamos de Terceira Revolução Tecnológica, ou seja, processamento, difusão e transmissão de informações.

As forças das mudanças atuam nas empresas de forma única e em bloco, não diferenciando os setores econômicos em que a empresa está envolvida. Tudo acontece ao mesmo tempo, como um vírus que se auto alimenta. Nenhuma atividade econômica, em qualquer país de economia desenvolvida ou em desenvolvimento, pode escapar à regra.

As forças de mudança são as variáveis ambientais, tais como, economia, clima político e legal, tendências socioculturais, tecnologia, demografia, concorrência. Enquanto estas atuam em cada setor da economia de maneira distinta, as forças de mudanças estão atuando e influenciando diretamente as variáveis ambientais sem distinção de setores da economia. Não considerar as forças de mudança, no mundo competitivo da economia, é como desenvolver um planejamento estratégico empresarial sem elaborar cenários ou fazer um planejamento de marketing sem considerar o planejamento estratégico da empresa como um todo.

A globalização é um fenômeno com ramificações industriais, de prestação de serviços, comerciais ou financeiras, graças à queda do custo da comunicação e as novas tecnologias de troca de dados. A rapidez, o barateamento e a confiabilidade caracterizam a globalização do ponto de vista tecnológico. A Velocidade da informação pelo mundo é a característica atual da globalização. A globalização não beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muito, outros ganham menos, outros perdem. Exigem-se menores custos de produção e maior tecnologia. A mão-de-obra menos qualificada é descartada. ••.

Globalização

A globalização, no entanto, faz parte de nossa realidade. Não há como negá-la. Tanto é que os conselhos de administração das grandes empresas estão ficando cada vez mais parecidas com assembleias da ONU: representantes internacionais estão cada vez mais presentes nos negócios. As fusões e aquisições, sobretudo no setor de serviços como energia e telecomunicação, fazem com que as empresas passem da condição de multinacionais para a de globais.

Esse novo mundo global passa a exigir dos gerentes muito mais agilidade e cultura em termos globais. Além de entender de taxas de câmbio, os homens de negócio precisam ter a capacidade de elaborar e checar estratégias globais. Precisam compreender o movimento tecnológico transfonteira, possui sagacidade política em países diferentes e estar cientes das questões do comércio global e motivação subjacentes a clientes de todo o planeta. Com a globalização, os gerentes precisam dispor não apenas de habilidades interpessoais, mas também interculturais.

Uma empresa que procura criar capacidade organizacional global precisa,pois,indagar em que medida seus recursos humanos estão preparados para atender a esse desafio. Quantos de seus gerentes possuem essas competências globais. Quantos são sensíveis à cultura e peculiaridade de cada mercado. Quantos são capazes de representar adequadamente os interesses da empresa para uma plateia global. Que percentual poderia ficar à vontade em um jantar com clientes importantes de outros países. Que sistemas de incentivo podem estimular os funcionários a motivar-se pelo mando e compartilhar as ideias em nível mundial. Como a empresa pode criar uma mentalidade que respeite as condições locais e ao mesmo tempo promova o pensamento global.

Ao contrario do que muitos possam imaginar a globalização não produz “receitas globais” que podem ser prescritas às organizações interessadas em se inserir nessa nova ordem. A marca registrada de uma empresa global, de acordo com Keegan e Green (1999), é a capacidade de formular e implementar estratégias globais que alavanquem o conhecimento mundial, respondam plenamente às necessidades locais e façam uso do talento e energia de cada membro da organização. Essa é, pois, uma tarefa heróica, que exige visão global e sensibilidade para as necessidades locais. Não há dúvida, portanto, de que as organizações serão cada vez mais solicitadas a capacitar seus membros para que possam desenvolver a contento essas tarefas.•.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com