TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Biodiesel A Partir Da Jatrofa E O Seu Impacto Na Sociedade

Ensaios: Produção De Biodiesel A Partir Da Jatrofa E O Seu Impacto Na Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 7

Produção de Biodiesel a partir da Jatrofa e o seu Impacto na Sociedade

Adélio J. Cônsulai

Química e Processamento de Recursos Locais, Faculdade de Ciências, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.

_____________________________________________________________________________________________

Resumo

Actualmente, a segurança de energia é um problema cada vez mais crítico devido a demanda ascendente de energia em vários países e potencial escassez de combustíveis fósseis. É por isso que as energias renováveis e outras novas estão se tornando uma das principais fontes de energia do mundo. Jatrofa (Jatropha curcas L.) está sendo promovida como uma potencial fonte de energia renovável, como a árvore perene lenhosa tropical ou espécies arbustivas podem sobreviver em duras condições de clima e solo. Estudos feitos sobre as características físico-químicas da jatrofa, os resultados obtidos por cromatografia gasosa (GC), ressonância magnética nuclear de hidrogénio RMN 1H e a análise termogravimétrica (TGA), mostraram estarem dentro do intervalo aceitável de padrões das especificações da ASTM D6751, mostrando uma fonte promissora para a produção de biodiesel. A produção de biodiesel de Jatrofa oferece muitos aspectos sociais, económicos e ambientais benéfícos e pode desempenhar um grande papel para resolver o problema da crise de energia.

Palavras – Chave: Jatrofa, biocombustível, impacto.

Abstract

Currently, energy security is an increasingly critical issue due to rising energy demand in several countries and potential shortage of fossil fuels. This is why renewable energies and new ones are becoming a major source of energy in the world. Jatropha (Jatropha curcas L.) is being promoted as a potential source of renewable energy, such as tropical evergreen tree or woody shrub species can survive in harsh conditions of climate and soil. Studies on the physico - chemical characteristics of jatropha , the results obtained by gas chromatography ( GC ) , nuclear magnetic resonance of hydrogen 1H NMR and thermogravimetric analysis (TGA) showed to be within the acceptable standards of the specifications of ASTM D6751 , showing a promising source for biodiesel production . The production of Jatropha biodiesel offers many social, economic and environmental aspects most beneficial and can play a big role to solve the problem of energy crisis.

Key – words: Jatropha, a biofuel, impact.

_____________________________________________________________________________________________

Introdução

Energia é a principal entrada para a evolução de todos os ramos da economia moderna. Como consequências, o consumo mundial de energia está crescendo mais rápido do que provável crescimento da população[1]. ________________________

iCorrespondência: Tel.: +258 824509030; correio electrónico: a.consula@hotmail.com

O consumo global de combustível primário cresceu de 6,63 bilhões de toneladas de equivalente de petróleo (tep) em 1980, para quase o dobro 12,002.4 milhões de tep em 2010. De acordo com a estimativa feita pela Agência Internacional de Energia, um aumento de 53% no consumo global de energia está prevista para 2030 [2]. Actualmente, a segurança de energia é um problema cada vez mais crítico devido a demanda ascendente de energia em vários países e potencial escassez de combustíveis fósseis. É por isso que as energias renováveis e outras novas estão se tornando uma das principais fontes de energia do mundo [1,3].

O uso de biocombustíveis pode, potencialmente, contribuir para a mudança do clima, desenvolvimento rural e segurança energética. Uma fonte de biocombustível é a jatrofa, um arbusto perene que cresce em zonas tropicais, cujas sementes contêm óleo que pode ser usado como um substituto do diesel [1,4].

Jatrofa (Jatropha curcas L.) está sendo promovida como uma potencial fonte de energia renovável, como a árvore perene lenhosa tropical ou espécies arbustivas podem sobreviver em duras condições de clima e solo [2].

Óleo de Jatrofa, a fonte de óleo não-comestível mais importante para produção de biodiesel, é altamente considerado devido ao seu cultivo favorável, requisitos de custo e local. A colheita de frutas da jatropha sem cortar a árvore poderia ter benefícios adicionais, como sequestro de carbono, recuperando terras estéreis, a criação de habitats adicionais para animais selvagens e promover a economia rural [5,6].

O objectivo principal deste artigo é de fazer um estudo sobre a jatrofa e o seu impacto social, económico, assim como ambiental.

Características da jatrofa

Jatrofa é uma planta resistente à seca perene (arbusto ou pequena árvore) nativa a América do Sul e Central. Ela é tóxica devido à presença de ésteres de forbol tóxicos e cresce em todas as regiões tropicais e subtropicais, bem adaptada a condições ambientais extremas; cresce em regiões mais secas, com uma chuva de 500-600 mm ano-1 (250 mm em especial condições, tais como na ilha de Cabo Verde ), e pode sobreviver por muito tempo períodos de seca de 7 ou 8 meses, dependendo da humidade do ar, e também pode suportar geadas leves [2,7].

Jatrofa induz a redução de gases de efeito de estufa, tanto directamente, substituindo combustível fóssil com o óleo extraído a partir das sementes e, indiretamente , através da fixação de estoques de carbono no solo e na biomassa vegetal, duas das mais importantes reservas de carbono biologicamente activo. O extrato das sementes da jatrofa é um dos principais óleos não- comestível rendendo espécies que podem ser utilizados para a produção de biodiesel em várias países [7].

Estudos feitos sobre as características físico-químicas da jatrofa, os resultados obtidos por cromatografia gasosa (GC), ressonância magnética nuclear de hidrogénio RMN 1H e a análise termogravimétrica (TGA), mostraram estarem dentro do intervalo aceitável de padrões das especificações da ASTM D6751, mostrando uma fonte promissora para a produção de biodiesel [6].

Produção do biodiesel

Atualmente, a Jatrofa pode produzir óleo 2000 L / ha por ano. O óleo da Jatrofa é principalmente transesterificado a ésteres (m)etílicos (biodiesel) e glicerol como mostra na Fig. 1 [4].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com