TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do Estagio

Monografias: Importancia Do Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO

A experiência do estágio é de grande importância para a capacitação profissional do aluno, pois com ele se tem uma noção da teoria aliada à prática. Portanto para estar preparado a enfrentar os desafios de uma carreira profissional é de suma importância que o aluno passe pelo estágio.

Trata-se de uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, sua finalidade é integrar o estudante a um ambiente profissional, colocando-o em contato com as diferentes realidades sociais; proporcionando vivência e experiências que permitam-lhe desenvolver uma consciência crítica, capacidade de compreender e interferir na realidade.

Cada vez mais, o mercado necessita de profissionais competentes, preparados para lidar com situações novas, para tomar decisões adequadas baseadas em conhecimentos técnicos e em experiências.

Assim sendo, é uma atividade crucial, pois possibilita ao estudante a aplicação prática da teoria aprendida na escola. Permite maior assimilação das matérias curriculares, avalia o acerto da escolha profissional ou supri eventuais deficiências na sua formação escolar. Convém ressaltar que o estágio auxilia na compreensão de teoria e prática. Barreiro e Gebran afirmam:

A articulação da relação teoria e prática é um processo definidor da qualidade da formação inicial e continuada do professor, como sujeito autônomo na construção de sua profissionalização docente, porque lhe permite uma permanente investigação e a busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas (BARREIRO; GEBRAN, 2006, p. 22).

Com o estágio o aluno terá uma grande oportunidade de conseguir seu primeiro emprego. Obtendo bons resultados na empresa, as portas do mercado de trabalho se abrirão, Cabe frisar que o aluno terá uma ampla visão de qual profissão seguir. “A finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará” (PIMENTA, apud Lima, 2004, p. 45)

Durante este período de experimentação e vivenciação. O estudante poderá também conviver com profissionais gabaritados, com anos de experiência em seus serviços, cheios de conselhos para dar aos mais novos. Também participará de atividades corriqueiras do dia a dia vivenciando situações em que poderá vislumbrar seu futuro como profissional da área. Para Barreiro e Gebran estágio consiste:

“A aquisição e a construção de uma postura reflexiva pressupõe um exercício constante entre a utilização dos conhecimentos de natureza teórica e prática na ação e a elaboração de novos saberes, a partir da ação docente” (BARREIRO; GEBRAN, 2006, p. 22).

Como se pode ver, o estágio abre portas e oferece um bom conceito no seu currículo. Terá contatos com profissionais experientes que lhe mostrarão as melhores maneiras de conseguir uma profissão favorável, destacando também como se comportar em seu local de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com