TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do estágio no curso de pedagogia

Artigo: A importância do estágio no curso de pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  Artigo  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA

A reformulação dos cursos de pedagogia tem como finalidade qualificar o perfil do profissional ideal, onde ele possa ter autonomia intelectual, interagir com o contexto social, cultural e principalmente real dos alunos. Esta reformulação tem de atender a falta de formação ou a formação inadequada dos professores, que hoje é considerado um problema central, capaz de impedir os avanços na qualidade do ensino e até mesmo na decepção de sua formação.

O profissional de hoje precisa estar preparado para atender as necessidades de uma realidade que cada vez mais se torna complexa, onde o ensino, desde cedo, tem que estar em acordo com o avanço da sociedade, das tecnologias e das demandas globais e regionais.

O importante desta questão é que a prática do que estamos aprendendo esteja associada integralmente a teoria que discutimos em sala de aula.

O currículo do curso de pedagogia deve atender adequadamente a formação do professor, para que ele possa desempenhar suas atividades que se espera. A prática de estágios que é a chave para possibilitar uma maior aproximação com as demandas sociais e da escola, esta hoje ausente em boa parte dos cursos de formação inicial de professores, porém se pararmos para pensar sobre a importância dos estágios, encontramos logo uma necessidade lógica para que se possa formar um profissional da educação com condições a entender e desenvolver um trabalho com qualidade e com significado para o aluno e para o professor. Assim fazendo com que o aluno de pedagogia entre em contato com os contextos reais e com as escolas nas suas variadas formas de organizações, seja publica ou privada.

Esta prática deve ser ampla, onde sejam contempladas as dimensões das interações humanas e sociais, onde permita a eles compreender as diferenças, habilitando-os a estabelecer um dialogo com a diversidade, ou seja, compreender as diferenças e através delas apropriar a sua prática.

Enfim, o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua

04

formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar.

Sabemos que esta deficiência na formação de professores é uma herança histórica, porém temos consciência que nos dias atuais para suprir este necessidade, temos que ter consciência profissional e nos aperfeiçoar e levar em considerações todas as atividades desenvolvidas, em especial os estágios, pois eles nos colocam em contato com a realidade que vivemos e escolhemos participar como educadores, ou seja, todos educador teve ter consciência, autonomia e principalmente bom senso para entender a necessidade da prática educacional e fazer uso deste acontecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com