TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Filosofia

Trabalho Universitário: Importância Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

Sua importância é despertar em cada um de nós o desejo das indagações, a vontade de respostas ponderáveis que justifiquem nossos atos; uma resposta a cada uma das estranhas perguntas que nos surpreendem. Ela quer transformar nossa personalidade, onde não vamos mais fazer as coisas porque simplesmente todos a fazem de determinada maneira, mas sim, porque queremos fazer desse jeito. Ela mostra que nossa opinião é válida e que a opinião dos outros é válida apenas para eles.

Nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação fácil de evidências que nunca questionamos porque nos parece naturais, óbvias. Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; cremos também na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral e da sociedade. A Filosofia, tem como função, indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência.

A importância da Filosofia é exatamente essa, fazer com que nós abandonemos a ingenuidade e os preconceitos do senso comum, não nos deixando levar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos; buscando compreender a significação do mundo, da cultura, da história; conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política; dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos. Enfim, a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os homens são capazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com