TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Filosofia

Exames: Importância Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

A filosofia é um fruto da necessidade humana, precisamos sim compreender a realidade e transformá-la. Não podemos fugir desta arte de filosofar, afinal de contas, todos nós consciente ou inconscientemente precisamos de respostas a perguntas intrigantes e queremos um rumo a nossa vida.

Muitos acham que a filosofia não serve para nada, mas é ela que comanda tudo a nossa volta, porque se não filosofarmos não conseguiremos tomar decisões, fazer estratégias, dar respostas as perguntas de problemas em nossa sociedade, não conseguiremos dar um sentido a nossa vida, enfim sem a filosofia não conseguiremos nada.

Vivemos num mundo onde crises e problemas são comuns, e muitas vezes nos deixam pasmos com o que poderá ocorrer no dia de amanhã. Eis aí o papel, ou a importância da filosofia, fazer com que despertemos para a reflexão, indo a luz dos problemas, com seriedade a fim de discernir o porquê de tudo isso acontecer a nossa volta.

A filosofia distingue-se de disciplinas como a história ou a física por apresentar poucos resultados consensuais: a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto.

Isso não significa que não há resultados, as diferentes ideias defendidas pelos diferentes filósofos são resultados da filosofia.

Compreender o caráter aberto da filosofia significa querer resultados consensuais substanciais, como qualquer pessoa faz qualquer outro estudo querer resultados, apesar de sabermos que são escassos.

O problema do ensino da filosofia tanto universitário quanto pré-universitário, é que pode parecer que afirmar que a filosofia é uma disciplina em aberto sem resultados substanciais consensuais, é uma forma de apoucar a disciplina, de denegri-la.

As instituições de ensino estão preparadas para ensinar aos estudantes todas as outras matérias de modo que eles possam compreendê-la e executar com proficiência, mas se tentarmos aplicar esse modo de ensino à filosofia terá que procurar substituir a filosofia, por outra coisa qualquer; pela história da filosofia, pelo ensaismo literário ou pela especulação de caráter mais ou menos vagamente sociológico ou psicológico.

A filosofia é uma disciplina empírica como a histórica ou a física, é uma disciplina priori ou que se faz pelo pensamento apenas.

O cientismo que desconfia do caráter a priori da filosofia é uma manifestação do desconforto perante a falta de resultados consensuais.

Contudo, os problemas da filosofia existem realmente, tenhamos ou não resultados e tenhamos ou não metodologias aceitáveis do ponto de vista do cientismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com