TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Filosofia Para O Administrador

Ensaios: Importância Da Filosofia Para O Administrador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A influência da filosofia pode ser vista claramente através da postulação de vários filósofos de peso, como Platão que dividia o povo grego em três grupos: o primeiro seria constituído de pessoas com alma de bronze, as quais deveriam dedicar-se à agricultura, ao comércio e às tarefas manuais; o segundo grupo seria constituído de pessoas com alma de prata, as quais deveriam dedicar-se à guerra e a defesa da cidade; por fim, o terceiro grupo seria constituído de pessoas com alma de ouro, as quais deveriam dedicar-se a (preparar-se para) governar a cidade.

Estes aspectos destacados da filosofia de Platão são vistos na Administração Científica por meio de seus três princípios:

a) Principio de preparo: fazer seleção de colaboradores atentando para suas habilidades e capacidades de produzir mais e melhor no método escolhido para a produção. Cada pessoa tem um conjunto de capacidades que pode servir para certas atividades e não servir para outras, selecionando para uma área que não tem habilidade não terá bom rendimento.

b) Principio de controle: vigilância sobre as ações para assegurar que a

produção se dê de acordo com o estabelecido. Ressaltando que controlar não é vigiar, mas avaliar se tudo está saindo conforme estipulado em planejamento.

c) Princípio de execução: distribuir diferentemente as ações e as responsabilidades para que o processo esteja de acordo com a disciplina estabelecida, não usando método centralizador, sobrecarregando determinadas funções.

Outra teoria filosófica que colabora com a atividade administrativa é a de Descartes. São apresentados quatro preceitos que constituem o fundamento da construção do conhecimento.

a) Primeiramente, devemos receber toda a informação sem filtrá-la, somente examinando sua justificação e racionalidade. Trata-se de investigar a veracidade antes de tomar decisão.

b) Analisar o tema em questão fracionando-o em quantas partes for necessário. Ao fracionar, por exemplo, um grande problema, tem-se melhores condições para analisar e, se for o caso, fazer as devidas experiências;

c) Fazer a síntese por meio da elaboração ordenada e ampla das conclusões. Deve-se começar pelos objetos menos complexos para, gradativamente, chegar aos que apresentem maior complexidade;

d) Por fim, sempre com preocupação em relação à coerência geral, deve-se numerar e revisar cuidadosamente as conclusões.

Esses preceitos cartesianos apresentam a base para ideias como a divisão do trabalho e controle. Em processos produtivos, por meio da divisão do trabalho, tem-se a especialização e uma melhor possibilidade de controle do processo específico de cada etapa da produção.

Conclusão

São de grande valia a influencia da filosofia na administração cientifica, segundo as teorias dos pensadores do passado, porém, não se deve engessar as técnicas e teorias voltadas ao mundo empresarial segundo essas teorias passadas, mas sim, estar sempre buscando adaptar-se as mudanças, e realizando a aplicabilidade da filosofia contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com